22.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 18 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESecretario Welligton Souto esclarece sobre medidas tomadas referente ao Terminal de ônibus...

Secretario Welligton Souto esclarece sobre medidas tomadas referente ao Terminal de ônibus em Lucas do Rio Verde (vídeo)

Por CenárioMT

O secretário de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Welligton Souto, usou a tribuna na manhã desta segunda-feira, 16 de agosto para esclarecer o motivo da demolição do atual espaço do terminal de integração do transporte coletivo onde a estrutura estava sendo iniciada, na Avenida Amazonas, às margens da BR-163, que apresentou inviabilidade do projeto.

Durante o uso da Tribuna, Welligton afirmou que o custo da obra seria muito alto, bem acima do que foi estipulado durante a contratação da empresa. Ele adiantou que a decisão tomada foi a melhor dentre as que seriam possíveis ser tomadas. “A gente entende que a gente tomou a melhor decisão, tecnicamente falando”, disse.

Ao falar sobre a autorização para construção de estrutura para abrigar o terminal na Avenida Amazonas, Welligton pontuou que ela foi muito vaga, sem muitas informações.

O município, segundo o secretário, contatou a concessionária responsável pela administração da rodovia, quando foi informado sobre a necessidade de alterações no projeto. ”O investimento seria maior do que o contratado, nós deveríamos quase que dobrar  o valor do contrato, que a gente investiria naquele local”, ressaltou.

O secretário justificou que o documento firmado para a construção não tem respaldo jurídico. O terminal que estava em construção estava localizado em área de domínio da concessão pública da rodovia e não tinha indicações sobre eventuais indenizações caso o município precisasse ‘devolver’ a ocupação da área onde estava sendo construído o Terminal de Passageiros.

Local do futuro terminal

Durante o pronunciamento, Welligton Souto assinalou que a obra começou errada, em local onde os estudos apontaram como não sendo adequado para os usuários. “A decisão (de demolição) foi tomada com base nos estudos feitos, inclusive com dinheiro do município, de mobilidade, de implantação de terminal, e nenhum destes apontamentos está na Avenida Amazonas”, explicou.

Souto não revelou, mas existem outros locais que seriam apontados como ideais para receber o futuro terminal. A Praça dos Migrantes seria um deles. Porém, a sociedade deverá ser consultada para que o município faça os investimentos necessários.

”(A praça dos Migrantes) é o local apontado como principal nos estudos de 2015 e 2016, depois tivemos a contratação de um estudo em 2019, o qual aponta três outros locais e esses locais estão sendo apreciados por nós , mas a gente vai avançar junto com a sociedade em relação a esse tema”, adiantou.

Outra finalidade

Em relação a utilização do terminal como estrutura  para atender outras finalidades, Welligton Souto adiantou que o município chegou a cogitar. Contudo, a ideia foi descartada porque seria necessário maior investimento público. “A gente pensou no que poderia ser feito, mas não conseguimos entender que seria viável qualquer dispositivo público ali, de forma isolada, aberto e desprotegido, manutenção e tal. Realmente a gente decidiu que iria aproveitar o que daria pra aproveitar e remover a estrutura dali para que a sociedade possa ter um terminal adequado”, concluiu

Entenda


Terminal de ônibus em Lucas do Rio Verde será realocado para atender as necessidades da população

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021