24.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESecretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município

Secretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município

A população deve procurar atendimento médico se apresentar sinais da doença
Texto por Redação CenárioMT com Assessoria

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que, de janeiro a junho de 2022, foram registrados 27 casos confirmados de toxoplasmose no município. Destes, seis são em gestantes.

A constatação ocorreu através de exame laboratoriais. Nas grávidas, as notificações são feitas nas unidades de saúde, onde o exame é de rotina, devido a possibilidade de má formação do bebê.

Os casos confirmados já estão sendo acompanhados e são de pacientes que moram nos bairros: Bandeirantes, Alvorada, Pioneiro, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Jardim Amazônia, Cerrado, Menino Deus, Centro, Vida Nova, Parque das Emas, Parque das Araras e Cidade Nova. Porém, não se sabe em que parte do município as pessoas foram contaminadas.

As gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o feto, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, deficiência mental e convulsões. A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação de sintomas da doença é rara.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, após positivados, os casos passam a ser monitorados. “O monitoramento é realizado como forma de conhecer a dimensão dos casos e investigar possíveis fontes e situações de risco. A toxoplasmose não é uma doença de notificação compulsória, a não ser em casos em gestantes e toxoplasmose congênita”, explica.

A população deve procurar atendimento médico se apresentar sinais da doença. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos e indisposição.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Esse micro-organismo é facilmente encontrado na natureza, em grande número entre mamíferos e pássaros.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da toxoplasmose são variáveis e associados ao estágio da infecção (agudo ou crônico). Os sintomas normalmente são leves, similares à gripe ou dengue, e podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos. É importante que ninguém faça o autodiagnostico.

Prevenção

Várias medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da toxoplasmose:

• Consumir apenas carne bem cozida

• Lavar bem frutas e legumes

• Congelar a carne por 3 dias a 15º C negativos

• Lavar as mãos regularmente, sobretudo após a manipulação de alimentos e antes das refeições

• Evitar contato com areia de gatos e lavar bem as mãos após este procedimento. Gestantes não devem ter contato com areia de gatos

• Manter o gato bem alimentado e sem acesso à rua para ele não caçar e se contaminar

• Evite acariciar cães que andem soltos

• Controle ratos e insetos como moscas, baratas e formigas, descartando corretamente o lixo doméstico e os dejetos das criações de animais

• Lave bem as mãos e as unhas após trabalhar na terra (horta ou jardim).

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022