24.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESecretaria de Educação participa da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Secretaria de Educação participa da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

O papel da escola é formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si
Texto por Redação CenárioMT com Assessoria

Em decorrência das atividades programadas para Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, juntamente com a Guarda Civil Municipal e Conselho Municipal de Política sobre Drogas, realizou uma reunião, na tarde desta quarta-feira (29), para alinhar estratégias de combate às drogas de forma educativa.

Na ocasião, foi pontuado que um dos papéis da escola é de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas se o assunto lhe é questionado e de refletir como as decisões podem afetar ou não a vida de outras pessoas. O entendimento é que a escola é parte da sociedade, por isso a importância de se desenvolver palestras e reuniões no ambiente escolar.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, afirma que é necessário trabalhar formas de prevenção nas escolas ao se tratar de assunto relacionado às drogas, sejam licitas ou ilícitas, de uma maneira que venha a contribuir com informações necessárias a serem passadas aos alunos, instituição e sociedade em si. “Essa é uma maneira de sensibilizá-los em um ambiente próprio”, discorre.

Durante o encontro, o presidente do Conselho, Marco Antônio Mendes, ressaltou a importância de ações conjuntas com a Guarda, Prefeitura e, principalmente, a sociedade. “Essa causa tem recebido grande apoio da gestão atual, afinal de contas precisamos iniciar o combate às drogas na raiz do problema. Esse é o primeiro de muitos encontros e eu tenho certeza que veremos em breve o resultado desse empenho refletindo na sociedade”, aponta.

A coordenadora da Secretaria de Educação e conselheira, Ana Claudia Shiga, acredita que a parceria contribui para um bom resultado. “Eu tenho orgulho de fazer parte desde o início da política de combate às drogas voltada para a conscientização. Os números falam por si só e mostram que, com efetividade desse trabalho, alcançaremos bons resultados.

É Lei

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pela Lei nº 13.840, de 05 de junho de 2019. De acordo com o art. 19-A da Lei nº 11.343/06, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoverá ações voltadas à redução da oferta de drogas no país.

A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.

Em Lucas do Rio Verde, as ações foram realizadas pelas secretarias de Assistência Social e Habitação, de Segurança Pública e de Saúde, além do apoio das forças de segurança, e em parceria com o Conselho Municipal de Política sobre Drogas.

 

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022