30.3 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESaúde notifica ao Ministério Público pessoas que tomaram mais de uma vez...

Saúde notifica ao Ministério Público pessoas que tomaram mais de uma vez a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Nomes dos três munícipes são encaminhados ao Ministério Público para investigação
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem à público informar que notificará ao Ministério Público sobre os casos de três munícipes que decidiram por conta própria tomar mais de uma vez a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em Lucas do Rio Verde, devido ao grande número de campanhas realizadas recentemente (quase nove mil luverdenses vacinados), nesta semana, após a finalização dos lançamentos no sistema foram detectados três casos de munícipes que haviam tomado uma primeira dose em outras cidades da região e da Capital mato-grossense e que compareceram no Município à convocação referente a sua faixa etária, tendo sido aqui uma outra marca de imunizante, diferente da que os cidadãos receberam anteriormente.

O sistema do cadastro da vacinação é único e integrado no Brasil inteiro. Apesar do processo nas campanhas de vacinação ser assinado manualmente, as informações são lançadas em um sistema unificado de forma nacional, o que torna possível o descobrimento de “manobras” e duplicações do recebimento de doses na vacinação no Município.

Pessoas que, por qualquer motivo, tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outro município JÁ CONSTAM nesse cadastro de pessoas imunizadas e NÃO DEVERIAM RECEBER A PRIMEIRA DOSE NOVAMENTE EM LUCAS DO RIO VERDE.

Os nomes dos munícipes serão encaminhados ao Ministério Público que, após investigação, poderá denunciá-los por fraude e dano moral coletivo.

É importante ressaltar que, caso a pessoa já tenha recebido alguma dose da vacina contra a Covid-19, seja por ter comorbidades ou por qualquer outro grupo prioritário, NÃO DEVE tomar a vacina novamente agora que atingiu a faixa etária que está sendo convocada. Ao tomar novamente a primeira dose, apenas porque você decidiu escolher uma nova marca de vacina para tomar, além de causar possíveis reações entre dois imunizantes diferentes, você toma o lugar de outra pessoa na fila da vacinação. 

Seja consciente. Respeite os demais e aguarde sua vez. E quando ela chegar, não escolha a vacina, pois TODAS as vacinas aplicadas no Brasil são testadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,327FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Pouco mais de 40% dos cadastros de túmulos do Cemitério Municipal foram atualizados
setembro 18, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem
setembro 18, 2021