Saúde abre agendamento para doação de sangue em Lucas do Rio Verde

Campanha acontece no sábado (23), no bairro Cerrado. É a décima edição da campanha que coletou cerca de 500 bolsas de sangue

Fonte: CenárioMT

doacao de sangue

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (21) prazo para agendamento para doação de sangue em Lucas do Rio Verde. No sábado (23) acontece a décima edição da campanha de doação de sangue no município este ano.

O agendamento é necessário para evitar aglomeração de pessoas no local de coleta e pode ser feito pelo whatsapp (65) 99229-2034. A coordenação da campanha atende poucas pessoas por hora. Por este motivo, a orientação é que as pessoas que agendaram a doação compareçam no horário agendado.

As coletas serão realizadas no PSF X Cerrado, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os doadores devem apresentar documento original com foto na hora da doação.

Esta é a décima edição da campanha de doação de sangue realizada em Lucas do Rio Verde este ano. Cerca de 500 bolsas já foram coletadas pela campanha.

[Continua depois da Publicidade]

Critérios para doação

Os interessados em doar sangue devem observar alguns critérios. Devem apresentar boas condições de saúde (se tiver sintomas gripais, adie a doação), ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Em relação ao peso, devem ter pelo menos 50 kg.

Outra condição é estar descansado, tendo dormido pelo menos seis horas nas 24 horas que antecederem a doação. O doador deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não podem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações para homens e quatro meses no caso de mulheres.

Vacinas

Quem tomou vacina da gripe aplicada pelo SUS deve aguardar 7 dias para realizar a doação.

Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 precisam esperar pelo menos 40 dias para doar sangue.

Quem tomou vacina contra a Covid-19 (primeira ou segunda dose), devem estar atentos. Se o imunizante é Coronavac, a orientação é esperar 48 horas para realizar a doação. Se for AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, é recomendado esperar 7 dias para realizar a doação.

Solidariedade

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida. Ele é formado pela Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.