23.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 01 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESaúde abre agendamento para doação de sangue em Lucas do Rio Verde

Saúde abre agendamento para doação de sangue em Lucas do Rio Verde

Campanha acontece no sábado (23), no bairro Cerrado. É a décima edição da campanha que coletou cerca de 500 bolsas de sangue
Por CenárioMT

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (21) prazo para agendamento para doação de sangue em Lucas do Rio Verde. No sábado (23) acontece a décima edição da campanha de doação de sangue no município este ano.

O agendamento é necessário para evitar aglomeração de pessoas no local de coleta e pode ser feito pelo whatsapp (65) 99229-2034. A coordenação da campanha atende poucas pessoas por hora. Por este motivo, a orientação é que as pessoas que agendaram a doação compareçam no horário agendado.

As coletas serão realizadas no PSF X Cerrado, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os doadores devem apresentar documento original com foto na hora da doação.

Esta é a décima edição da campanha de doação de sangue realizada em Lucas do Rio Verde este ano. Cerca de 500 bolsas já foram coletadas pela campanha.

Critérios para doação

Os interessados em doar sangue devem observar alguns critérios. Devem apresentar boas condições de saúde (se tiver sintomas gripais, adie a doação), ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Em relação ao peso, devem ter pelo menos 50 kg.

Outra condição é estar descansado, tendo dormido pelo menos seis horas nas 24 horas que antecederem a doação. O doador deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não podem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações para homens e quatro meses no caso de mulheres.

Vacinas

Quem tomou vacina da gripe aplicada pelo SUS deve aguardar 7 dias para realizar a doação.

Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 precisam esperar pelo menos 40 dias para doar sangue.

Quem tomou vacina contra a Covid-19 (primeira ou segunda dose), devem estar atentos. Se o imunizante é Coronavac, a orientação é esperar 48 horas para realizar a doação. Se for AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, é recomendado esperar 7 dias para realizar a doação.

Solidariedade

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida. Ele é formado pela Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,360FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,093SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LITERATURA
Escritora luverdense é premiada por participação em congresso cultural na Suíça
dezembro 01, 2021
Em Lucas
Polícia investiga furto de carga de materiais recicláveis avaliada em R$ 15 mil
novembro 30, 2021
SUSPEITO DO PÁLIO PRETO
Homem com diversas passagens é preso após roubo em Lucas do Rio Verde
novembro 30, 2021
EDUCAÇÃO
Assessoria Pedagógica de Lucas do Rio Verde será transformada em Núcleo Regional de Educação 
novembro 30, 2021