26.3 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDESaae encontra entulho ao lado de contentores em diversos pontos em Lucas...

Saae encontra entulho ao lado de contentores em diversos pontos em Lucas do Rio Verde

Descarte desses materiais deve ser feito pelos moradores na Central Verde
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Restos de construção, como telhas, madeiras e muitos outros itens vem sendo deixados ao lado dos contentores pela população em Lucas do Rio Verde. Entretanto, o veículo que faz a coleta de resíduos, administrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), não recolhe esse tipo de material.

Por conta da situação, muitos moradores estão solicitando que os contentores sejam retirados da frente de suas casas, devido aos entulhos que também estão sendo jogados de forma inadequada na rua. Porém, isso alteraria a rota dos caminhões da coleta, mudança inviável, pois prejudicaria a cobertura do serviço de coleto nos bairros.

Encontramos entulho ao lado dos contentores em quase todos os bairros da cidade. Isso dificulta o nosso trabalho, de coletar e manter os contêineres no lugar porque as pessoas não querem entulho na frente de suas casas”, apontou o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.

Uma das lixeiras foi encontrada pelos trabalhadores completamente destruída, na Avenida Mato Grosso, no sábado (28). O contentor foi atingido por um carro e todo o lixo que estava em seu interior ficou espalhado pela rua. Os trabalhadores precisaram juntar novamente os materiais e colocar em outro contentor para que fosse recolhido pelo caminhão.

A coleta de resíduos do Saae recolhe apenas o lixo dos contentores, sendo o reciclável alocado na lixeira azul e o úmido na lixeira laranja. Móveis velhos, como sofás, geladeiras, camas, etc, massa verde em pequena quantidade e corte de grama devidamente armazenado em sacos são recolhidos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conforme o Cronograma de Limpeza Urbana.

Outros materiais, como galhos e podas de árvores, materiais restritos, como pneus, restos de construção e entulhos são de responsabilidade do morador, que deve dar a destinação final adequada, na Central Verde, localizada no KM 7 da rodovia MT-449, aos fundos da Fundação Rio Verde.

Multa para descarte irregular 

Moradores que deixarem restos de construção e entulhos em calçadas ou calçamentos, de forma a impedir o acesso de pedestres, podem ser multados em 50 UFLs, conforme a Lei Complementar 103/2011.

Os casos devem ser denunciados à Prefeitura por meio da Ouvidoria, telefone 0800 646 4004, pelo aplicativo Lucas Cidadão ou ainda no site da prefeitura.

Apelo para uso correto do contentor

Entulho, folhas e outros materiais restritos continuam sendo descartados dentro dos contentores. A autarquia faz um apelo aos munícipes, para que além de separar o lixo e destinar cada tipo de material em seu contentor específico, façam o descarte correto também dos outros materiais, como é o caso do entulho.

“Alertamos a população para que colabore com o nosso trabalho. Só assim teremos uma cidade bonita, limpa, livre de pragas na zona urbana, e que contribui com a reciclagem, gerando renda para quem mais precisa”, enfatizou o diretor do Saae, Maurício Fossatti.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,338FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021