26 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPSF VIII Bandeirantes de Lucas do Rio Verde oferece aulas de yoga...

PSF VIII Bandeirantes de Lucas do Rio Verde oferece aulas de yoga para pacientes do bairro

As atividades são realizadas para um grupo de, no máximo, 10 pessoas, seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e melhorar a concentração, esses são alguns dos benefícios que a prática regular da yoga pode trazer a cada um. Pensando nisso, a equipe multidisciplinar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) promove semanalmente essa atividade física no PSF VIII Bandeirantes.

A psicóloga do NASF, Tuana Najal, explica que a ideia surgiu para atender uma demanda de saúde mental cada vez mais evidente na Atenção Básica em Lucas do Rio Verde. “A proposta é que seja para o público que enfrenta maior dificuldade para relaxar, que sofra com ansiedade. Estamos ainda em pandemia, as pessoas estão colhendo mentalmente os frutos de toda essa mudança que aconteceu no mundo no último ano e meio”, destaca.

Terezinha Correia, 81 anos, entende a importância das atividades físicas para o bem-estar físico e mental. “Fiquei sabendo desse grupo de yoga durante o nosso grupo da caminhada, que já era coisa que eu gostava muito. Estar aqui me faz bem demais”, afirma.

Em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, que conhecem a população do bairro, inicialmente foi feito o convite aos pacientes que possuem perfil que poderiam ser beneficiados pela atividade física. “Tínhamos muitas queixas de pacientes com ansiedade, crise de pânico pós-Covid, dificuldades na respiração, sobrecarga de trabalho, etc. Por isso, nesse caso, a yoga vem como ferramenta de ação coletiva, de incentivo ao controle respiratório e das situações de vulnerabilidade mental”, complementa a psicóloga.

Para Veneci Maria, esse é um momento de relaxamento e encontro consigo mesma. “Fiquei sabendo através da agente de saúde que passou na minha casa fazer uma visita e informou sobre isso. Gostei muito, me senti tão bem, tranquila, vou vir mais vezes.”

Na parte prática, a instrução é realizada por um profissional fisioterapeuta e a sessão também conta com a participação de um terapeuta ocupacional. Se você gostaria de participar, pode deixar o nome em uma lista de interesse no PSF VIII Bandeirantes. Devido à pandemia, considerando as limitações de quantidade de pessoas, são chamados, no máximo, 10 pacientes por aula, seguindo os protocolos básicos de biossegurança contra a Covid-19.

A proposta da inclusão da yoga nas atividades regulares da Atenção Básica faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que aborda o cuidado integral da população por meio de recursos terapêuticos diversos como, por exemplo, yoga, acupuntura, massoterapia, aromaterapia, homeopatia, meditação, plantas medicinais (fitoterapia), reiki, terapia de florais, entre outros.

Yoga
É uma prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Luverdenses não vacinados são a maioria em internados na UTI
setembro 21, 2021
LOCALIZADA!
Polícia localiza adolescente que estava desaparecida em Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021