Proprietária de agencia de viagem é investigada por suposto golpe em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT

WhatsApp Image 2021 02 10 at 16.38.39

A Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde abriu inquérito para investigar a proprietária de uma empresa de viagens, que supostamente estaria aplicando golpe em consumidores no município.

Ao menos 40 pessoas procuraram o Procon local para denunciar a possível fraude. Outras dezenas de pessoas que se sentiram lesadas, também estiveram na delegacia judiciária civil para registar boletim de ocorrência.

As vítimas alegam que compraram passagens aéreas na empresa citada, porém, no dia do embarque foram surpreendidas ao saberem que as reservas não haviam sido feita pela agencia ou em alguns casos, canceladas.

De acordo com o delegado Marcelo Henrique Maidame, há casos em que o denunciante afirma ter tido prejuízo de mais de R$ 5 mil com compra de passagens para o exterior. Em depoimento, a proprietária da agencia de viagens alegou que a empresa passa por dificuldades financeiras desde 2020 por conta da pandemia e que não conseguia efetuar o pagamento das passagens aéreas das vítimas.

[Continua depois da Publicidade]

“Procuramos a proprietária da empresa e seus advogados para buscar uma solução e ressarcir essas vítimas. A proprietária demonstra que quer fazer esse ressarcimento e afirma que está sofrendo ameaças e tendo dificuldades para buscar recursos e efetuar o pagamento as pessoas”, comentou o delegado.

“Do ponto de vista da delegacia, temos que analisar a responsabilidade criminal. Superficialmente notamos indícios de crimes causados por essa proprietária: crimes de desrespeito ao consumidor e possível estelionato. Tudo isso será apurado através do inquérito policial que foi instaurado nesta delegacia e temos 30 dias para concluí-lo”, acrescentou.

Caso seja indiciada, a empresária poderá responder por crime de estelionato e crimes relacionados à defesa do consumidor. Em depoimento, de acordo com Maidame, os consumidores querem apenas o ressarcimento do valor pago a agencia de viagens.

O Procon de Lucas do Rio Verde está acompanhado de perto o caso e busca solucionar as demandas relacionadas ao este caso. A proposta é que a proprietária da empresa aceite um acordo amigável para a devolução dos valores, caso contrário, as queixas dos consumidores irá para o Judiciário.

ORIENTAÇÃO

“O Procon de Lucas do Rio Verde orienta as pessoas que ao comprar as passagens, que faça uma pesquisa de confiabilidade junto a empresa que está adquirindo o produto. Nas mídias digitais há muitos comentários sobre a empresas de forma geral, e é importante que o consumidor faça essa checagem sobre a idoneidade da empresa a qual ela vai estar adquirindo o serviço ou produto. O Procon é um órgão administrativo e as pessoas procuram o Procon quando se sente lesado. Estamos prontos para receber as demandas e tentar uma negociação com a empresa e caso não haja esse acerto amigável, abrimos o termo de reclamação e novamente a empresa é chamada para fazer o acerto com o consumidor”, explicou Zeni Andretta, coordenadora do Proncon local.

O Procon de Lucas do Rio Verde está localizado na Galeria Central de Serviços, na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Telefone: (65) 3548-2522.