Projeto ‘OAB e Paz na Escola’ busca formar agentes de transformação contra o bullying

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 06 19 at 09.48.45
Presidente da OAB, Danusa Oneda, registra em selfie o encontro com estudantes da Escola Olavo Bilac

O projeto “OAB e Paz na Escola” está em andamento com a missão de criar agentes de paz e transformação dentro das comunidades escolares e além. A iniciativa, lançada pela 21ª subseção da OAB que atende Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá, conta com a participação expressiva de jovens advogados, que têm o papel crucial de disseminar informações e promover a conscientização sobre a gravidade do bullying.

O objetivo principal do projeto é fazer com que cada participante compreenda a responsabilidade individual na luta contra o bullying. Além de entender o que é o bullying, os agentes de paz são incentivados a disseminar essa informação em suas casas, igrejas, círculos sociais e práticas esportivas. O bullying, conforme destaca o projeto, não se limita ao ambiente escolar, mas ocorre em qualquer cenário de convivência social.

“Precisamos saber detectar os casos de bullying e entender para onde direcioná-los, garantindo que cada situação seja tratada de maneira adequada”, afirmou a presidente da 21ª subseção da OAB, Danusa Oneda. “Relatar os casos é fundamental para que possam ser solucionados pelas pessoas capacitadas.”

O projeto iniciou na Escola Olavo Bilac. Estudantes foram reunidos e ouviram dos representantes da OAB a intenção com o projeto. O ‘OAB e Paz na Escola’ está programado para percorrer todas as escolas públicas da região. Durante as visitas, a equipe da OAB realiza palestras e atividades educativas, promovendo um ambiente de diálogo aberto sobre o bullying e suas consequências.

Além das atividades nas escolas, o projeto se coloca à disposição para levar a temática a outras instituições e associações que considerem importante abordar o assunto. A ideia é expandir a conscientização e promover a paz em diversos espaços da sociedade.

Através do “OAB e Paz na Escola”, a advocacia jovem e outros membros da OAB estão engajados em criar uma cultura de respeito e empatia, capacitando estudantes e cidadãos a identificar e combater o bullying em todas as suas formas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.