Projeto ‘Fortalecer’ quer ajudar mães a diminuir dor da perda de filhos

O projeto social está sendo desenvolvido por profissionais liberais em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

projeto fortalecer e
FOTO: Divulgação

Por iniciativa de duas profissionais liberais da área da saúde que atuam no município de Lucas do Rio Verde-MT, foi criado ainda em 2018 o projeto social ‘Fortalecer’, cujo objetivo é atender mulheres que tiveram perda de seus filhos, a ajuda-las a amenizar a dor do luto.

O projeto, que não gera custo para as mães participar, nasceu da iniciativa da médica Isadora Bonasina e da psicóloga Nathyeli Cella.

De acordo com Bonasina, o projeto irá atender as mães que perderam filhos por qualquer causa, desde aborto, perda gestacional, morte fetal, acidente, câncer, suicídio, entre outras situações.

O projeto consiste em oito encontros, que acontecerão na sede do Rotary Clube, situado no bairro Pioneiro. “Aqui no Fortalecer elas tem um suporte, aonde a gente trabalha durante nossos encontros sobre questões relacionadas a perdas, tudo que vem junto com a morte de um familiar, principalmente a morte de um filho. Desde a depressão, a falta de vontade de sair de casa, da questão de fazer atividades habituais, doações das roupas. O que a gente vai fazer com esse espaço desse filho que faleceu, como vamos tratar essa dor. Então têm todo esse suporte para que essas mães saiam dos encontros, mais fortalecidas, aprendendo um pouco mais sobre o processo do luto e sobre como lidar com essa perda”, explicou Isadora Bonasina.

[Continua depois da Publicidade]

O público a ser atendido pelo projeto ‘Fortalecer’ é muito maior do que se imagina. Conforme comentou Bonasina, já na primeira divulgação da formação de turmas para o projeto, chegou-se a formar lista de espera no ano passado.

“A gente percebe que essas mães existem, elas precisam de atendimento. Mas é um grupo que acaba ficando muito escondido, muito esquecido. Até mesmo pela questão da morte mesmo, pois não gostamos de falar sobre nossas perdas e acaba que essas mães não se manifestam. E o Fortalecer nasceu por essa necessidade né, de ter pessoas que precisam de atendimento e muitas vezes não ter esse amparo para elas”.

O luto pela perda de um familiar, principalmente de um filho, pode trazer vários impactos para a família. De acordo com a psicóloga Nathyeli Cella, o quadro emocional varia de acordo com cada individuo.

“Algumas pessoas acabam tendo dificuldade para dormir ou para se alimentar. Nos casos mais graves ocorre depressão, estado de ansiedade muito grave, podendo pensar que a vida não tem mais sentido. Os impactos podem ser muito graves em estados complicados de luto”, afirmou.

O luto é um processo pelo qual o ser humano passa com a perda de um ente querido, não se trata de uma doença, como explica Cella. “Viver o luto não é uma doença ou um estado alterado do psicológico. Trata-se de um processo normal e natural que precisa acontecer”, finalizou a psicóloga.

Neste ano de 2019 o projeto visa atender em torno de 40 pessoas, sendo permanente no decorrer do ano. Os grupos são formados por até oito membros. Para participar do projeto ‘Fortalecer’, as mães interessadas podem deixar seus nomes na lista de espera, através do WatsApp, sendo que os contatos podem ser feitos pelos números (65) 99649-1186 ou (65) 99964-9185.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.