24.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEProjeto Cozinhas Solidárias procura cozinheiros sociais em Lucas do Rio Verde

Projeto Cozinhas Solidárias procura cozinheiros sociais em Lucas do Rio Verde

Período de inscrição encerra hoje. Além de Lucas do Rio Verde, projeto também vai cadastrar parceiros em Dourados, Mato Grosso do Sul. Cozinheiros sociais de MT e MS formados receberão insumos, apoio logístico e financeiro para produção e entrega das refeições
Texto por CenárioMT com Assessoria

O Programa Cozinhas Solidárias da Gastromotiva chegou ao Centro-Oeste e está com inscrições abertas para novos cozinheiros sociais. Interessados em atuar contra a insegurança alimentar em Lucas do Rio Verde (MT) e Dourados (MS) podem se inscrever por meio do site até 30 de junho. A Gastromotiva é organização que utiliza o alimento como ferramenta de transformação social por meio da educação, inclusão produtiva e combate à fome e o desperdício de alimentos.

De acordo com Winnee Louise, especialista em Impacto Social na Gastromotiva, para ser um cozinheiro social basta ter interesse em apoiar a causa, uma cozinha em sua casa ou em uma organização da qual faça parte e disponibilidade para cozinhar e entregar refeições para quem precisa. “Estamos muito felizes em chegar também no Centro-Oeste para trazer nossa experiência e compartilhá-la com cozinheiros, empreendedores, lideranças locais e organizações sociais por meio das Cozinhas Solidárias”, ressalta.

As cozinhas selecionadas receberão insumos, apoio logístico para  produção e entrega das refeições, guias de orientação e ferramentas para implantação da cozinha solidária, apoio financeiro para a manutenção da produção das quentinhas e um curso de formação profissional em Cozinha Social.

A expansão para a região conta com parceria do Instituto BRF e prevê a abertura de seis cozinhas que distribuirão 90.000 refeições ao longo de 10 meses. O programa já está espalhado pelo Brasil. Atualmente, são 80 cozinhas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Amazonas, que, somadas, oferecem cerca de 120 mil refeições nutritivas por mês. Criadas em março de 2020 em resposta aos impactos socioeconômicos da pandemia de COVID-19, as Cozinhas Solidárias já distribuíram 2 milhões de refeições gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Prazo

As inscrições para o processo seletivo das novas Cozinhas Solidárias podem ser realizadas no site da Gastromotiva e encerram hoje, 30 de junho. O interessado deve ser morador de  Lucas do Rio Verde (MT) ou Dourados (MS).

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Foto: Divulgação

Sobre a Gastromotiva

Gastromotiva é uma organização social fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz que tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades por meio do alimento, usando a multidisciplinaridade da gastronomia como ferramenta para mitigar desigualdades sociais, promover equidade e inclusão produtiva. Referência em Gastronomia Social no Brasil, atua oferecendo formações para desenvolvimento humano e geração de renda, além de ações em prol da segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos como compromisso com clima e meio ambiente.

Fundada em 2006, já formou gratuitamente mais de 7 mil jovens para o mercado de trabalho; ofereceu educação nutricional para mais de 100 mil pessoas; evitou o desperdício de mais de 300 toneladas de alimentos; e criou cozinhas solidárias que distribuiram desde 2020 mais de 2 milhões de refeições de qualidade gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar.

A partir da experiência acumulada no Brasil e no México, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e conectada com a agenda ESG junto às empresas. Pelo seu compromisso, foi eleita pelo prêmio Melhores ONGs 2021, na categoria Geração de Renda.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022