21.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 outubro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTPrograma Mais MT Muxirum motiva adultos a ler e escrever em Lucas...

Programa Mais MT Muxirum motiva adultos a ler e escrever em Lucas do Rio Verde

Matrículas gratuitas estão abertas até o dia 30 de setembro
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A educação oportuniza realização de sonhos. Na noite desta segunda-feira (27), oito alunos que estão participando do Programa Mais MT Muxirum, que alfabetiza jovens e adultos, receberam a visita do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, primeira-dama Janice Ribeiro e da secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, na abertura da aula.

O objetivo do programa do Governo de Mato Grosso é aumentar o índice educacional entre jovens e adultos em cinco anos. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos.

“Esta parceria com o Estado é uma ótima oportunidade e a gente espera que mais pessoas possam ter a mesma determinação destes alunos que estão aqui presentes. Meu pai não sabia ler e eu o ensinava quando criança. Eu percebia o interesse que ele tinha, que ele queria aprender e não teve a oportunidade de aprender. Eu desejo que façam um bom proveito deste aprendizado que é único e não tem hora para começar. Assim como não tem hora pra ser feliz, né? Aprender é sempre uma boa oportunidade”, incentiva o prefeito Miguel Vaz.

As aulas estão sendo realizadas na Primeira Igreja Batista, no Jardim das Palmeiras, e as matrículas ainda estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 30 de setembro.

“O objetivo do MT Mais Muxirum é oportunizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança.  Esta parceria entre governo estadual, município e, também no caso aqui de Lucas do Rio Verde, com a Igreja Batista, que está cedendo o espaço, faz com que tenhamos um  espaço confortável, favorecendo melhor ainda o processo de aprendizagem. É um projeto que faz diferença porque muitos deles estão retornando aos bancos escolares e para outros é a primeira vez. Vai marcar a vida dessas pessoas”, enfatiza a secretária Elaine.

Arlanete Mendes da Silva, 49 anos e doméstica, é uma das alunas do projeto e vê a iniciativa como um novo mundo se abrindo na vida dela. “Quando eu era criança, morava na roça e o trabalho era pesado, sem tempo para os estudos. Meus pais também eram analfabetos e achavam que os filhos não precisavam estudar, apenas a dedicação do trabalho braçal. A gente que não sabe ler, passa muita vergonha. Mas agora tenho oportunidade de aprender e perto de casa ainda. Estou ansiosa e graças a Deus eu vou conseguir saber ler e escrever”, conta emocionada.

Programa Mais MT Muxirum

Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

A matrícula é gratuita e deve ser feita no Centro de Formação, de terça a quinta-feira, das 8h às 10h, nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Mais informações pelo telefone (65) 99233-1890 (Laura).

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021