31.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEProfissionais de educação serão os próximos na imunização contra a Covid-19

Profissionais de educação serão os próximos na imunização contra a Covid-19

Todas as orientações foram repassadas às instituições de ensino
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Lucas do Rio Verde avança na vacinação contra a Covid-19 convocando profissionais da área de educação, previstos pela Nota Técnica nº 717/2021 do Ministério da Saúde e pela Resolução CIB/MT Ad Referendum nº 53, ambos emitidos na última sexta-feira (28). A orientação parte das imprecisões nas estimativas populacionais do grupo de comorbidades em algumas regiões, então para dar celeridade ao processo de vacinação, o Ministério da Saúde entende e dispõe doses destinadas à  categoria.

A vacinação dos trabalhadores da educação (não somente professores) deve se dar de maneira concomitante aos demais grupos prioritários que ainda não foram finalizados, dando sequência ao Plano Nacional de Operacionalização e Imunização.

A Nota Técnica informa ainda que a disponibilidade das doses será de forma escalonada, gradativa, à medida que as vacinas são recebidas.

Para melhor atender essas indicações, o Município de Lucas do Rio Verde iniciará a vacinação dos trabalhadores da educação seguindo um cronograma de instituições escolares, públicas e privadas, do critério de prioridade de trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Dessa forma, a ordem de convocação será creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, enfim, trabalhadores da educação do ensino superior.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não haverá pré-cadastro ou livre demanda para esse grupo prioritário. A vacinação se dará por meio de listas nominais emitidas pela Secretaria Municipal de Educação, que possui o controle dos profissionais atuantes no momento.

A imunização teve início ontem, quarta-feira (2), às 16h, na Vigilância em Saúde, localizada na Rua Corbélia, nº 1.819 S, bairro Jardim das Palmeiras (atrás do antigo Fórum). Deverão comparecer ao local apenas os trabalhadores da educação que foram convocados pelas respectivas instituições de ensino. O profissional deve levar documento que comprove o vínculo empregatício com a referida instituição, documento pessoal com foto e carteira de vacinação.

Na oportunidade serão imunizados os profissionais das creches Menino Jesus, Anjo da Guarda, Irmãs Carmelitas, Nova Geração, Dois Mil, Mundo Mágico, Piaget e La Salle.

A vacinação terá continuidade à medida que novas remessas de vacina vierem com doses destinadas a esse público-alvo.

Todas as informações foram repassadas às instituições de ensino municipais em uma reunião realizada, nesta quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, coordenadores e diretores receberam as orientações sobre o processo de vacinação, forma de agendamento e responsabilidade sobre os dados emitidos e divulgados.

A nível nacional, o Brasil está com duas campanhas de imunização em massa em vigor: Covid-19 e Gripe (Influenza). Nesta última, os profissionais da educação já são contemplados e recebem a imunização deste o dia 10 de maio em Lucas do Rio Verde.

A Secretaria de Educação ainda reforça que apesar do desejo dos profissionais da educação em serem vacinados contra a Covid-19, aqueles que receberam a vacina contra a Gripe recentemente, são orientados a aguardar 14 dias para que possam, então, ser imunizados contra a Covid-19. O mesmo vale para qualquer outro tipo de imunizante recebido nos últimos dias. Ainda que compareçam ao local agendado para a vacina, será orientado a aguardar e retornar em outro momento para que não haja complicações de saúde.

As gestantes e puérperas que também se encaixam nesta categoria, deverão aguardar o recebimento de novas doses que não sejam da fabricante AstraZeneca, que está temporariamente proibida para este grupo devido orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021