23.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 04 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura realiza roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra

Prefeitura realiza roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra

Com transmissão ao vivo, convidados debateram o tema para reflexão da sociedade
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Celebrado no Brasil em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra foi oficialmente instituído através da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é relacionada à morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil.

Para somar às reflexões do dia, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Assistência Social e de Cultura, realizou uma live, nesta sexta-feira (19). Os convidados para o debate foram a secretária-adjunta de Assistência Social, Débora Cristina Carneiro, o secretário de Finanças, Giovani Rodrigues da Silva, a professora e supervisora do Colégio La Salle, Magda Leite Borges, e a jornalista Lina Omar Obaid.

Através de uma roda de conversa, os convidados discorreram temas relevantes para a sociedade, como: cotas sociais, preconceitos, moda, estilo, inclusão social.

Para Débora Carneiro, a live foi algo inédito. “Fiquei muito feliz em participar desse momento, que está sendo único na cidade. Lembrando que quando falamos deste dia, não mencionamos de fato a cor da pele, mas sim de termos consciência social”, enfatiza.

Giovani Rodrigues da Silva explicou que a data é para lembrar que todos têm seu local de pertencimento na sociedade. “Meu recado a todos os negros e negras é para que ninguém baixe a cabeça em algum momento de racismo. Busque sempre o conhecimento, estude. É o conselho que tive dos meus pais e passo para os meus filhos”, explicou.

Lina Obaid, jornalista e residente de Lucas do Rio Verde há 7 meses, é natural da Líbia (região norte da África) e mora no Brasil há 20 anos. Para ela, o evento contribui para seu crescimento profissional e pela luta de inclusão. “Eu recebi o convite com gratidão e muita alegria. Me senti super representada e, desde a minha vinda para Lucas, eu venho me sentindo muito bem acolhida. Eu agradeço muito por ter essa visão de inclusão não só social, mas de inclusão cultural dessa diversidade que é a nossa riqueza”, definiu Lina.

A educadora Magda Borges abordou sobre o racismo no âmbito escolar para a live. “Esse momento proporcionado é muito necessário. É importante refletir, mostrar para as pessoas que a diferença da cor da pele ou de qualquer outro tipo de racismo não pode acontecer e que a sociedade precisa falar sobre isso. Todos devem se colocar no lugar do outro, que trabalhem todos os dias a empatia e que deixem prevalecer o amor”, pontuou a professora.

Para quem não conseguiu assistir a live, pode acessar este link – https://www.facebook.com/watch/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-IOS_GK0T-GK1C&v=1221071631712159.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,351FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta projeto de ajuste no PCCS
dezembro 04, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha do Laço Branco terá roda de conversa sobre tema nesta segunda-feira (06)
dezembro 04, 2021
Lucas do Rio Verde
Pesquisa de opinião sobre os cursos da UFMT em Lucas termina nesta segunda (06)
dezembro 04, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura da rede municipal de educação atrai visita de assessores de Sergipe
dezembro 03, 2021