Prefeitura reabre cadastros para castração de cães e gatos em Lucas do Rio Verde

Pedidos para procedimentos podem ser feitos no site da Prefeitura ou presencialmente

Fonte: CenárioMT

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Unidade Permanente de Castração da Prefeitura de Lucas do Rio Verde anunciou ontem a retomada dos cadastros para castração de cães e gatos, após um período de paralisação temporária devido à alta demanda. Os pedidos podem ser formalizados a partir desta quinta-feira (20).

“Estamos muito contentes em poder anunciar a reabertura dos cadastros para castração. Durante os últimos dois anos, conseguimos castrar cerca de três mil e quinhentos animais, o que representa um esforço significativo para controlar a população de animais de rua e promover a saúde pública”, destacou Felipe Palis, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

A paralisação temporária dos novos cadastros, iniciada em março, foi necessária devido ao grande volume de solicitações pendentes. “Tivemos um momento em que precisamos frear os novos cadastros para poder atender à demanda já existente. Até o momento, conseguimos atender aproximadamente seiscentos animais entre cães e gatos”, explicou Palis.

Com a implementação de um novo formato de cadastro, a UPC busca simplificar o processo para facilitar o acesso dos munícipes ao serviço. “Decidimos mudar o formato de agendamento para tornar o processo mais acessível à população. Agora, será possível realizar o cadastro diretamente pelo site da prefeitura, sem a necessidade de anexar documentos durante o processo de inscrição”, explicou Carine Moreira, Coordenadora da UPC.

Novo formato de agendamento

A partir desta quinta-feira, dia 20 de junho, os interessados poderão acessar o site da prefeitura e agendar diretamente o horário para a castração de seus animais de estimação. “Os tutores de gatos poderão escolher o dia e horário mais convenientes para trazer seus animais para a castração. A agenda estará aberta de 20 a 30 de junho, com procedimentos agendados para o mês de julho”, informou Carine.

Os requisitos para o cadastro incluem nome completo, CPF, telefone de contato, comprovante de residência e comprovante de renda ou inscrição no CAD Único. “É essencial que todos os documentos sejam apresentados no dia do atendimento para que possamos realizar o procedimento”, alertou a coordenadora da UPC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Procedimentos para cães

No caso dos cães, o processo inclui uma etapa adicional de coleta de sangue para análise pré-cirúrgica. “Os tutores de cães devem agendar a coleta de sangue durante o mês de julho. Após a análise dos resultados, nossa equipe entrará em contato para agendar a data da castração”, explicou Carine.

Vagas limitadas

A prefeitura se compromete a abrir novas agendas mensalmente para atender à crescente demanda por castração de animais. “A partir deste mês, as datas para agendamento serão disponibilizadas de 20 a 30 de cada mês. É importante que os interessados realizem o cadastro assim que possível, pois as vagas são limitadas”, ressaltou Felipe Palis.

Os interessados podem acessar o site da prefeitura de Lucas do Rio Verde a partir das 8h do dia 20 de junho para realizar o agendamento.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.