26.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura de Lucas é uma das 4 em MT que contratam mão...

Prefeitura de Lucas é uma das 4 em MT que contratam mão de obra de recuperandos

Projeto que busca reinserção de reeducandos foi implantado em 2013 e garante, além de um salário, a remição de pena dos envolvidos
Por CenárioMT

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde é uma das quatro em Mato Grosso a contratar mão de obra de recuperandos. Outras cinco prefeituras mato-grossenses também mantêm parceria com a Fundação Nova Chance. Porém, elas estão em processo de renovação do convênio.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado esta semana, 169 recuperandos estão empregados em Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Alta Floresta e Nobres. Eles são remunerados com um salário. O benefício é revertido em parte para família e para o recuperando. A terceira parte é depositada para ser resgatada quando sair o alvará de soltura.

Além de receber pagamento, o recuperando também conta com a remição de pena. Para cada três dias trabalhados, o recuperando reduz um dia da pena em cumprimento.

O levantamento aponta que os órgãos públicos estaduais são os maiores empregadores de mão de obra de presos, com 232 presos contratados. Além disso, há mão de obras de presos contratados pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Defensoria Pública e 14 empresas entre cooperativas e empresas privadas.

Nova chance

Em Lucas do Rio Verde, o projeto foi implantado no final de 2013. Foi implantado um Complexo Municipal Industrial de Produção de Artefatos de Cimento ao lado do Centro de Ressocialização do município. Os reeducandos passaram a atuar na fabricação de pavers, blocos e tubos.

Com o passar do tempo, passaram a ser produzidas no local, peças feitas com concreto. Elas são aplicadas em ruas, parques e prédios públicos da cidade. Pontos de ônibus, blocos e tijolos, floreiras e vasos, guias de calçadas e até tubulações são produzidos na unidade.

Para trabalhar na fábrica é preciso que o preso já tenha sido condenado. Conforme a Sesp, o que se analisa é o perfil e não o crime cometido.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021