26.2 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 29 junho, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura de Lucas do Rio Verde informa sobre recolhimento de lotes de...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa sobre recolhimento de lotes de Losartana nas farmácias

O lote n° 14183844 da marca TEUTO não está nos lotes relacionados pela ANVISA, sendo assim, podendo ser utilizado
Redação CenárioMT com Assessoria

Lucas do Rio Verde – MT, 23 de junho de 2022, por CenárioMTA Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medicação anti-hipertensivo losartana foi recolhida das farmácias municipais. A retirada é somente do lote 21F52N da marca PRATI DONADUZZI. A medida foi tomada pela Anvisa devido à presença de impureza química concentrada, acima do limite de segurança aceitável.

De acordo com a Assistência Farmacêutica Municipal, o lote n° 14183844 da marca TEUTO não está nos lotes relacionados pela Anvisa, sendo assim, podendo ser utilizado.

É importante ressaltar que o paciente em uso de  losartana não deve interromper o tratamento, uma vez que isso poderia trazer riscos para a sua saúde. O paciente que possui medicação com o lote indicado deve se dirigir até as farmácias municipais para troca.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitaria, Nadielle Patrícia da Silva Cruz, a equipe estará monitorando as drogarias e farmácias da cidade. “É importante que os proprietários de drogarias e farmácias se atentem para essa resolução da Anvisa e façam o recolhimento de todos os lotes das empresas citadas. A Vigilância Sanitária irá realizar inspeções para monitorar a situação”, pontua.

A medida é preventiva, adotada após novas descobertas sobre as impurezas, e foi executada após a realização de análises nos produtos do mercado brasileiro para identificação da presença do azido que é uma impureza que surge no processo de fabricação. As análises foram realizadas pelos fabricantes do medicamento no Brasil por determinação da Anvisa.

Segundo a farmacêutica Fernanda Dotto, a população precisa continuar tomando sua medicação de acordo com as orientações de seu médico e que qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica.

Usuários do medicamento – o que é importante saber:

• Há no mercado outras losartanas que podem substituir os medicamentos recolhidos ou interditados.

• Somente troque de medicamento quando já tiver o novo em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir malefícios instantâneos, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca.

• Para solicitar a troca do medicamento recolhido ou interditado, entre com contato com o SAC da empresa responsável. É dever da farmácia fazer a substituição ou troca de medicamentos nestas condições.

• Não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação, porque não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos.

• Os medicamentos contendo “sartanas” são seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.

• Losartana é considerado um medicamento seguro e eficaz, os registros desses medicamentos continuam válidos no Brasil e em vários outros países

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Região da Escola Ceconello começa a receber melhorias na sinalização de trânsito
junho 29, 2022
TRÂNSITO
Ônibus desgovernado desce avenida e para após atingir farmácia em Lucas; FOTOS
junho 29, 2022
AMEAÇAS
Homem que perseguia e ameaçava a ex-mulher é preso com duas armas de fogo em Lucas do Rio Verde
junho 29, 2022
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódio em competição nacional de jiu-jítsu
junho 29, 2022