32.5 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 23 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura de Lucas do Rio Verde estuda digitalizar processos de análise e...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde estuda digitalizar processos de análise e aprovação de projetos arquitetônicos

A ideia é reduzir burocracias e oferecer mais transparência e agilidade aos profissionais de arquitetura, engenharia e edificações
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Para facilitar os processos que envolvem a aprovação de projetos arquitetônicos em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura resolveu fazer um estudo de caso, que foi iniciado nesta terça-feira (06), no Auditório dos Pioneiros.

O trabalho está sendo aplicado por meio do setor de análise e aprovação de projetos, da Secretaria de Infraestrutura e Obras, em conjunto com o departamento de geotecnologia da Secretaria de Planejamento e Cidade.

A Prefeitura escolheu 10 profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e edificações que mais apresentaram demandas referentes à construção junto ao Município desde o início do ano para fazer parte do estudo, que terá duração de um mês.

Eles receberam instruções de ambientação e acesso ao sistema de georreferenciamento por onde podem ter sua demanda por solicitação de protocolos, uso e ocupação de solo, consulta de imóveis, cadastro imobiliário, entre outros, suprida.

A plataforma pode ser acessada de computadores, celulares e tablets, com conexão à internet. E assim, o profissional poderá acompanhar todas as solicitações feitas ao Município em tempo real, com prazos, ajustes e devolutivas, por exemplo.

Para o engenheiro civil, Fábio Júnior Bissotto, a expectativa é das melhores, uma vez que os resultados afetam não só aos profissionais, mas também aos contribuintes como um todo.

“Fico feliz por ter sido escolhido para participar deste estudo para a implantação do sistema digital. É bem interessante porque temos que evoluir dentro da parte de automação e digitalização. E sem dúvida nenhuma isso vai facilitar a vida dos profissionais, economizando o tempo e filas a que eles se submetiam. Além de dar uma resposta mais ágil para o contribuinte, que tem o anseio de ver sua obra concluída brevemente”, pontuou.

O coordenador do departamento de análise de projetos, Tomaz Leporaci, explica que a digitalização, além de modernizar o sistema, também colabora para eliminar o excesso de papéis físicos em arquivo.

“A digitalização vai facilitar muito o arquivamento e desarquivamento de projetos na Prefeitura. Agora, com apenas um clique, é possível ver todo o histórico de uma edificação ou lote vago, em qualquer área da cidade, sem a necessidade de ter muitos papéis ocupando espaços cada vez maiores. Com o tempo, a tendência é que todos se adaptem a esta nova realidade” explicou.

Geotecnologia em Lucas do rio Verde

Geotecnologia é um sistema composto por ferramentas digitais utilizadas para facilitar o controle e planejamento de uma área geográfica, por meio de referências espaciais. Por meio delas é possível realizar a coleta de imagens de satélite, criação de mapas digitais e bancos de dados.

Em Lucas do Rio Verde, o uso deste tipo de tecnologia vem sendo aplicado desde 2018 por todas as secretarias para explorar a malha urbana e rural e saber onde é necessário investir.
 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes da Vigilância Sanitária passam por capacitação em Lucas do Rio Verde
julho 23, 2021
PARCERIA ENTRE CLUBES
Atleta da base do LEC ganha oportunidade em parceria com o Grêmio/RS
julho 23, 2021