25.2 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 03 agosto, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura de Lucas do Rio Verde conta com fonoaudióloga para atuar na...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde conta com fonoaudióloga para atuar na rede municipal de saúde

Uma das demandas na Central de Regulação de Lucas do Rio Verde é a consulta com especialista. Entre elas está a fonoaudiologia, especialidade que trata do desenvolvimento da voz e fala, da comunicação de forma geral, especialmente em crianças. A partir de agora, a Secretaria de Saúde passa a contar com uma profissional para atuar atendendo os pacientes da rede pública do município.

A profissional, que já está atendendo desde a última segunda-feira (19), terá 40 horas semanais de atuação. Dessa carga horária, metade será no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) e a outra metade com as crianças do Anjos da Escola, programa voltado para crianças e adultos que têm alguma dificuldade que possa comprometer o aprendizado.

“Ter um profissional da fonoaudiologia inserido na equipe multidisciplinar é de suma importância visto que as áreas de atuação são muito abrangentes. Entre elas podemos citar: audiologia, voz, fonoaudiologia hospitalar, educacional, linguagem e saúde coletiva”, destacou a fonoaudióloga, Maiara Cardoso.

No CAM, a profissional também deve fazer acompanhamentos relativamente mais complexos, atuando no tratamento de pacientes de pós-internação prolongada que precisam de reabilitação após a alta hospitalar.

A secretária-adjunta de Saúde, Karina Xavier, estima que haverá uma redução da fila de espera pela especialidade. “A gente entende que com a disponibilidade da profissional essa fila deve ter mais celeridade. Mas nós continuamos buscando mais um profissional para atuar especificamente no CAM”, afirma Karina.

Com a expectativa de andamento na fila, é importante que os pacientes com encaminhamento para a especialidade se mantenham atentos aos telefones cadastrados na rede pública de Saúde. “Em todos os atendimentos por agendamento é muito importante que o cadastro do usuário esteja atualizado, porque o contato sempre será por telefone”, explica Karina.

O cadastro do paciente pode ser atualizado em qualquer PSF. A Secretaria está realizando uma busca ativa no sistema para filtrar os pacientes que ainda estão aguardando pela consulta.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelo Município é a falta de profissionais com interesse em atuar na rede pública de saúde. Além das contratações por empresas terceirizadas e organizações sociais, desde 2020, está em aberto o Credenciamento n° 012/2020, com o objetivo de contratar médicos especialistas em diversas áreas para trabalhar na cidade. O prazo final do edital vencia em abril de 2021 e já foi prorrogado no intuito de atrair novos interessados.

Conforme o edital, as especialidades abertas para credenciamento são: ortopedia, exames de imagem, pediatria, urologia, pneumologista, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, neurologia, exames de ultrassonografia, psiquiatria, consultas médicas de cirurgião geral e pequenas cirurgias, cardiologia, gastroenterologia/proctologia, exames de saúde auditiva, neuropediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, procedimentos frenectomia, infectologia, odontologia, exames de anatomopatológicos, exames citopatológicos saúde bucal e exames laboratoriais.


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Lucas do Rio Verde

ATAQUE DE FURIA
Criança morre após ser atacada por cadela Chow Chow em Lucas do Rio Verde
agosto 03, 2021
FUTSAL
Pela Taça Brasil, Grupo Santos vacila e toma a virada no fim do jogo
agosto 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Projeto para castração de cães e gatos em Lucas do Rio Verde está em fase final
agosto 03, 2021
33 anos
Aniversário de Lucas do Rio Verde altera expediente de espaços públicos nesta quinta e sexta-feira
agosto 03, 2021