20.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeitura de Lucas do Rio Verde alerta população sobre cuidados para evitar...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta população sobre cuidados para evitar dengue, zika e chikungunya

População deve ser consciente e contribuir com ações simples, como eliminar água parada e evitar jogar lixo nas ruas
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os moradores quanto à importância de manter quintais limpos para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acorco com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Miriam Campos, este ano, houve 226 casos suspeitos de dengue, dos quais 122 foram considerados positivos, 35 descartados e 69 estão em análise. Em relação à zica, há duas notificações. Nenhum óbito foi registrado até o momento e não houve caso de chikungunya no município em 2021.

“É importante que os moradores se conscientizem em manter os quintais sempre limpos, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive com a verificação de calhas, caixas d’água, vasos e pratos de plantas ”, orientou Miriam.

Para evitar a proliferação do mosquito, a coordenadora ressalta ainda o trabalho ininterrupto dos agentes de endemias, com a vistoria nas residências e a nebulização, principalmente, nos pontos considerados com foco do mosquito.

Miriam explica também sobre a importância dos moradores utilizarem repelentes. “Alertamos que, mesmo aquelas pessoas que já contraíram a doença em outro momento, podem se contaminar novamente com a dengue”, lembrou.

Segundo a Lei Federal 8.080/90, que institui o Sistema Único de Saúde (SUS), a responsabilidade com a saúde é um dever do estado e também do cidadão.

As denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo número 3548-2508.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.
Chikungunya – febre alta, dores no corpo, dores intensas e inflamações nas articulações.
Zika – vermelhidão e coceira em todo o corpo, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção, dores nas articulações.

Caso o munícipe apresente alguns desses sintomas, incluindo cansaço, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Medidas preventivas – O trabalho de rotina dos agentes é visitar domicílios, eliminar focos e remover reservatórios, com a ajuda do morador. Em casos notificados e confirmados de dengue, os agentes ainda realizam o bloqueio de transmissão com a bomba costal motorizada.

Principais criadouros – O lixo doméstico ainda é um dos principais focos do Aedes nas residências. Em seguida, depósitos móveis (vasos, frascos, pratos, pingadeiras e bebedouros); depois vem pneus e outros materiais rodantes, depósitos como barril, tanque e poços, entre outros.

Dicas de prevenção – Para reduzir a incidência da doença, a população deve ser consciente e contribuir eliminando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios de água e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas e bebedouros de animais de estimação, devendo também se atentar para os suspiros das fossas para que não fiquem abertos, tampando com tela ou uma meia já usada.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
MAIS DE 10 JOGADORES INFECTADOS
Surto de Covid-19 em time do Sorriso cancela amistoso contra o Luverdense
janeiro 15, 2022
volta às aulas na pandemia
Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta sobre cuidados para volta às aulas na pandemia
janeiro 15, 2022