21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 outubro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPrefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior...

Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE

Pelos dados divulgados recentemente, município tem 69.671 moradores. Cadastros nos PSF’s mostram população de 100 mil habitantes
Por CenárioMT

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou recentemente uma estimativa populacional dos municípios brasileiros. A estimativa substitui o Censo Demográfico que deveria ser feito a cada 10 anos, mas que foi adiado em razão da pandemia de Covid-19.

Prefeitos de várias cidades brasileiras contestaram os números divulgados. O gestor de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, observou que a população do município é bem maior que os 69.671 habitantes divulgados pelo instituto.

Como base em sua contestação, Vaz cita o número de residências que contam com abastecimento pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Ao todo, são mais de 25 mil residências atendidas pela autarquia. “Indicam que temos entre 95 mil e 100 mil habitantes”, destaca.

Outro item apontado pelo prefeito luverdense é o numero de pessoas atendidas nos postos de saúde de Lucas do Rio Verde. “Os cadastros nos PSF’s passam de 100 mil habitantes. São cadastros ativos. Tudo torna muito claro que temos muito mais população que os 69 mil indicados pelo IBGE”, pontua.

Vaz observa que o grande problema é que os recursos para programas federais são estimados com base nos números do IBGE.

Censo

Para o prefeito luverdense, o ideal seria efetuar o censo. E Miguel vai atuar para que o IBGE venha ao município e faça a contagem dos moradores.

“Queremos receber muito bem a equipe do IBGE aqui no município, dar todo o apoio necessário para que esse trabalho seja minuciosamente bem feito, uma contagem bem feita”, explicou Vaz.

“Eu não tenho dúvida que essa atualização será muito benéfica para o município, passaremos a ter uma população oficial maior que a que temos hoje. E com isso, o envio de recursos feito pelo Governo Federal  com base na quantidade de habitantes será outro, não o que recebemos hoje”, conclui.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021