11.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPortas fechadas são o maior desafio da Prefeitura no combate à Dengue...

Portas fechadas são o maior desafio da Prefeitura no combate à Dengue em Lucas do Rio Verde

De acordo com o setor de endemias, de janeiro até hoje mais de 9 mil imóveis estavam fechados
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O setor de endemias da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde tem intensificado os trabalhos relativos ao combate à Dengue. Mas, ainda assim, os agentes encontram muitos empecilhos ao realizar a visitação de casas e estabelecimentos para identificar possíveis focos da Dengue.

De janeiro até esta quinta-feira (08), foram registradas 150 notificações de pessoas com sintomas de dengue, desde janeiro. E deste número, 87 foram positivos para a doença, 2 descartados e outros 61 ainda aguardam confirmação.

Ainda no mesmo período, do total de  23045 visitas, foram registrados 9.543 imóveis fechados, o que dificulta o trabalho das equipes de agentes de endemias.

A coordenadora do setor de endemias, Miriam Campos, ressalta a necessidade massiva da participação da população, junto do Município, no combate à doença.

“É essencial que a população siga as orientações para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti em suas residências. E que, além de tudo, elas possam abrir suas portas para nossas equipes, que são treinadas com olhar clínico pra identificar os criadouros do mosquito, que muitas vezes o cidadão comum não consegue identificar”, frisou.

Os bairros com mais notificações foram Parque das Emas (36), Bandeirantes (20), Alvorada (12) e Jardim Primaveras e Pioneiro, ambos com 10 casos cada.

Em contrapartida, neste ano, não houve nenhuma notificação de Zyka e Chikungunya, que também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Os sintomas comuns da Dengue são febre repentina, dor atrás dos olhos, corpo e articulações doloridas, além de vômitos e dores abdominais. Ao menor sinal, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Os focos do mosquito são encontrados nos mais diversos tipos de locais e situações, com uma atenção especial para terrenos baldios, casas com piscina e borracharias.

A população pode colaborar com a Prefeitura fazendo denúncias pelo APP Lucas Cidadão, onde é possível registrar foto e marcar a localização. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas de celulares Android e IOS. E quem preferir pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 646 4004 (ligação gratuita).

Cuidados para evitar criadouros de Dengue:

•    Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
•    Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada;
•    Remover galhos e folhas de calhas;
•    Retire os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia neles e não deixe que água se acumule nas folhas das plantas;
•    Lave as vasilhas de água dos seus animais domésticos semanalmente com água, bucha e sabão;
•    Verifique se há algum ralo entupido ou caixa de passagem na casa e mantenha todos fechados quando estiverem fora de uso;
•    Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
•    Pneus devem ser guardados em locais cobertos;
•    Limpe sempre as bandejas de geladeira, do umidificador e do ar-condicionado, retirando a água acumulada;
•    Se você tem piscina em casa, limpe-a semanalmente e aplique cloro;
•    Evite acumular lixo e entulho no quintal, feche bem os sacos na hora do descarte e mantenha a lixeira tampada;
•    Não deixar água acumulada sobre a laje.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021