19 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 13 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPolícia Civil orienta população de Lucas do Rio Verde sobre golpe da...

Polícia Civil orienta população de Lucas do Rio Verde sobre golpe da “facção”

Comerciantes e pessoas em geral têm recebido ligações e mensagens de supostos membros de facção; criminosos solicitam depósitos via PIX em valores elevados 
Texto por CenarioMT

A Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde está orientando os comerciantes e a população em geral, quanto ao golpe que está sendo aplicado via aplicativo de mensagem de WhatsApp.

Os criminosos, se passando por membros de uma facção criminosa, intimidam os comerciantes afirmando que os estabelecimentos comerciais e moradores estão atrapalhando os traficantes a realizarem a venda de drogas em determinado ponto.

Os golpistas solicitam que as vítimas façam transferências de valores, que muitas vezes chegam a passar de R$ 100 mil. Os criminosos ainda fazem graves ameaças como forma de intimidação.

De forma a intimidar ainda mais, os criminosos estudam suas vítimas por meio de postagens feitas nas redes sociais como FaceBook ou Instagram, por exemplo. Os golpistas usam fotos das vítimas, afirmando que as mesmas estão marcadas para morrer, caso não façam a transferia dos valores exigidos.

De acordo com o delegado João Antônio Batista, muitas pessoas em Lucas do Rio Verde estão caindo neste golpe.

“A tecnologia veio para nos auxiliar e nos ajudar em inúmeros aspectos, contudo, os meliantes atentos às inovações tecnológicas passaram a se profissionalizar no crime cibernético para aplicar golpes na população em geral. Nos últimos meses observamos uma escalada vertiginosa desse tipo de crime, onde um individuo se passando por membro de uma facção criminosa entra em contato com a vítima e faz chantagem, de modo se a vítima não fizer uma transferência, eles vão fazer mau com ela ou qualquer pessoa da família”, comentou o delegado.

Comerciantes e pessoas em geral têm recebido ligações e mensagens de supostos membros de facção; criminosos solicitam depósitos via PIX em valores elevados
Comerciantes e pessoas em geral têm recebido ligações e mensagens de supostos membros de facção; criminosos solicitam depósitos via PIX em valores elevados. Foto: CenárioMT

“Nós sabemos que esses modus operandi não está relacionado a facção criminosa a priori, não temos informação nesse sentido. Mas sim, são estelionatários, são pessoas que se utilizam do anonimato para causar um temor na vítima e retirar quantias em dinheiro. Infelizmente toda semana está aparecendo nessa delegacia casos como este. Nosso papel é orientar a população a não fazer qualquer transferência, pois não vai acontecer nada com as vítimas”, reforçou João Antônio.

Outra orientação importante é que em caso de você receber mensagens ou ligações ameaçadoras, que procure a delegacia o quanto antes para a confecção do boletim de ocorrência.

“Venha à delegacia munida do numero que entrou em contato com você e relatar o teor da conversa. Daqui, os tramites legais serão encaminhados e vamos identificar os autores dos crimes para que sejam processados nos rigores da Lei”, acrescentou.

Geralmente são criminosos que estão em algum presídio e conseguem os numero de telefone das empresas através de pesquisa na internet.

João Ricardo
João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em algodoeira em Lucas do Rio Verde; VÍDEOS
agosto 12, 2022
SOLIDARIEDADE
McDia Feliz: meta para campanha em Lucas do Rio Verde é vender 2 mil tíquetes
agosto 12, 2022