30.4 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPolícia Civil alerta para novo golpe do WhatsApp em Lucas do Rio...

Polícia Civil alerta para novo golpe do WhatsApp em Lucas do Rio Verde

Por Cenário MT

Golpistas estão utilizando uma nova forma para aplicar golpes utilizando o aplicativo de mensagens instantânea WatsApp. Os criminosos copiam fotos do perfil da vítima e inserem em outra conta do ‘zap’ e começam a mandar mensagens para contatos, se passando pela pessoa que aparece na imagem.

Para chamar atenção das possíveis vítimas, os criminosos entram em contato com pessoas que possivelmente tem conhecimento com a vítima que teve a foto utilizada indevidamente. O golpista envia mensagem dizendo que aquele número é seu novo contato e a partir daí, tenta ludibriar as vítimas.

Geralmente os criminosos procuram contatos de vítimas em grupos de WhatsApp.

Em Lucas do Rio Verde-MT, um empresário teve a foto do perfil de seu aplicativo de mensagem utilizada de maneira indevida:

“Nós recebemos diariamente nesta delegacia inúmeras ocorrências relacionadas a estelionatos. Dentre os crimes, o do WhatsApp é o mais comum. Eles (criminosos) pegam a foto do perfil original de um cidadão e coloca essa foto em outro chip de celular. A partir daí ele deve conhecer a pessoa ou algum contato, o que cremos que façam a partir de grupos de WhatsApp a qual está a possível vítima e começam a pedir dinheiro para outras pessoas. Algumas pessoas caem e infelizmente isso ai acaba sendo atrativo para esses estelionatos”, alertou o delegado Marcello Henrique Maidame.

Além das fotos do Whats App, os criminosos podem usar fotos de redes sociais como: Facebook ou Instagram.

De acordo com o portal Olhar Digital, para se proteger na rede social é simples. Basta acessar as configurações, entrar em privacidade e desativar a opção “você deseja que mecanismos de pesquisa fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?”.

Alterar a opção de “quem pode ver as futuras publicações”, para “apenas amigos”, mudar a opção “limitar postagens anteriores” para colocar tudo que já foi postado anteriormente para amigos e garantir que somente o usuário possa ver sua lista de amigos. Isso impede qualquer possível fraude e vinculação de terceiros. Também é possível restringir quem pode encontrar seu perfil utilizando endereço de e-mail ou número de telefone.

Mais algumas mudanças podem ser feitas na configuração “linha do tempo e marcação”. Nessa seção é possível permitir que apenas amigos consigam ver o que outras pessoas postam em sua linha do tempo e as postagens nas quais o usuário foi marcado. Uma mudança que não vai evitar que roubem as informações, mas que fornece um pouco mais de controle da imagem, é ativar a análise de marcação, para permitir ou não que essas postagens apareçam na linha do tempo.

Uma última mudança que, apesar de não impedir que as empresas peguem informações, mas garante controle sobre as publicações, é permitir quem pode seguir o perfil em “publicações públicas”. Também é possível controlar quem pode comentar nas postagens e quem interage com elas.

O Facebook é apenas um dos sites em que as pessoas compartilham dados e informações pessoais. Portanto, é interessante mexer nas configurações de todas as redes sociais ativas. É impossível impedir completamente que suas informações parem em bancos de dados. Porém, é necessário entender que existem maneiras de proteger os dados.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021