Norte americano é homenageado com a maior honraria de Mato Grosso durante abertura do Show Safra 2022

Bruce Rastetter teve papel fundamental na transformação do milho plantado no Estado e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso das mãos do governador Mauro Mendes

Fonte: CenárioMT

IMG 1640 scaled
(Foto: CenárioMT)

O produtor norte americano Bruce Rastetter foi homenageado durante a abertura do Show Safra 2022 nesta terça-feira (22) à noite. Ele recebeu a maior honraria concedida pelo Governo Estadual. Ao conceder a Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso, o governo levou em consideração a iniciativa de Rastetter que transformou o milho plantado no Estado em subprodutos, como etanol e óleo de milho.

Ao anunciar a concessão da honraria, o vice-governador, Otaviano Pivetta, traçou a trajetória do empresário rural, Marino Franz. Ele buscava agregar valor ao milho plantado em Lucas do Rio Verde. Há cerca de 11 anos, Franz encontrou em Bruce a chave que faltava para conseguir instalar no município a primeira agroindústria responsável em processar o milho. “Eu via a peregrinação que o Marino fazia para trazer esse empreendimento pra cá”, citou.

Pivetta sugeriu ao governador Mauro Mendes a concessão da honraria a Bruce, que conseguiu viabilizar financeiramente a concretização do projeto. “Então o Bruce fez isso para o Brasil, libertou a sociedade dos produtores de milho Mato Grosso, trazendo pra cá a tecnologia e o sistema de transformação que hoje se torna uma das grandes fontes de receita e a riqueza do estado de Mato Grosso, inclusive dos cofres públicos que nós hoje administramos”, enfatizou.

O homenageado

Natural de Iowa, Estados Unidos, Bruce Rastetter é um empresário agrícola que fundou empresas com atuação na América do Norte e do Sul. Com auxilio de um intérprete, Bruce disse estar honrado com a homenagem e por ter participado de uma comunidade, como a que encontrou em Lucas do Rio Verde.

[Continua depois da Publicidade]

Ele falou de sua trajetória em Iowa e que, até 11 anos atrás, não imaginava vir pra Mato Grosso, que revelou ‘um papel espetacular nessa função de segurança alimentar do mundo’.

O agora Comendador Rastetter agradeceu por ter conhecido várias lideranças luverdenses, entre eles Marino Franz e Joci Piccini. Ele também destacou a visão dos empresários em trabalhar para trazer para Mato Grosso a tecnologia que transformou a cadeia do milho no Estado.

“Agradecendo muito a honra de receber esse prêmio e esse reconhecimento. E, imaginando que como criança, nascido lá em Iowa, eu nunca pensei que poderia fazer coisas grandiosas no começo, mas hoje eu percebi que tá tendo uma contribuição importante com esse projeto”, disse Bruce.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.