19.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 03 julho, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDENa era da tecnologia, OAB de Lucas é a primeira do país...

Na era da tecnologia, OAB de Lucas é a primeira do país com sede virtual no metaverso

Entidade celebrou pioneirismo com live que contou com presenças de vários advogados
Texto por CenárioMT

A subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, que abrange ainda as cidades de Tapurah e Itanhangá, ‘inaugurou’ nesta segunda-feira (20) sua sede virtual no metaverso. De forma pioneira, a entidade é a primeira subseção do país com uma sede virtual. O metaverso pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta simular a realidade, com foco na conexão social.

A ideia de criar a sede partiu da Comissão de Inovação e Tecnologia da 21ª OAB/MT. O presidente da comissão, advogado Guilherme Tabile, observa que o metaverso está em alta. A subseção ganhou o projeto da View 3D Studio e foi apresentada nesta segunda-feira.

“É algo bem disruptivo fazer um evento, ser o primeiro do Brasil. Você abre olhos para novas possibilidades, novos nichos de direito. Vários advogados se formam anualmente e tem aquela falsa sensação de não ter mais espaço para se trabalhar. Porém, com a tecnologia vai se criando nichos e possibilidades de o advogado estudar em diversas áreas”, comentou Tabile.

Pesquisas recentes apontam que, até 2026, pelo menos 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora no metaverso, realizando as mais variadas tarefas, seja adquirindo produtos ou diversão. “Estamos falando em 2 ou 3 bilhões de pessoas em questão de 4 anos. É o futuro e nós temos que estar preparados para isso”, assinalou.

OAB no metaverso

A presidente da subseção da OAB, advogada Danusa Oneda, destaca que o mundo virtual vem aproximar ainda mais as pessoas, permitindo novas experiências. Ela considerou épica a inauguração da sede virtual, que reconstruiu com riqueza de detalhes a sede física da OAB. “Somos pioneiros, com muito orgulho, a nossa subseção do interior do Estado, que abrange Tapurah e itanhangá, abraçados por nossa seccional”, pontuou. “Dubai já vem estudando protótipos de tribunais que vão atender de forma global. Resguardadas as devidas proporções nós de fato nós precisamos estar imersos nisso”.

Oneda lembrou ainda que a pandemia forçou o avanço da tecnologia nas relações de trabalho dos advogados. Por conta das restrições sanitárias, audiências passaram a ser realizadas de modo remoto. “Quando a pandemia foi enfraquecendo, porque infelizmente ainda não estamos totalmente livre dela, nós não conseguimos mais sair do cenário virtual de audiências. O campo híbrido já virou uma realidade”, observou.

A inserção do metaverso deve impactar de forma direta na rotina das pessoas. A presidente da subseccional da OAB acredita que em breve encontros serão realizados em ambientes remotos. “Nós temos jovens advogados em Itanhangá que não conhecem nossa sede da subseção. E eles literalmente conhecerão porque a projeção virtual da nossa sede ficou identifica, é como se você estivesse entrando em nossa sede física, só no campo virtual. É importante que deixemos isso claro, sem nenhum resultado legal, ainda não entramos nesse campo ainda. É tudo simbólico”, disse Danusa, acreditando que em breve as reuniões terão caráter legal.

AIC

A ‘inauguração’ da sede virtual foi marcada ainda pela inclusão da OAB de Lucas do Rio Verde no rol de instituições que fazem parte da Aliança de Inovação do Cerrado (AIC).

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Cultura realiza exposição de telas e quadros no Paço Municipal
julho 02, 2022
Lucas do Rio Verde
Invasão de área pública é crime e pode desclassificar famílias em programas habitacionais
julho 02, 2022
CAUTELAR INOMINADA
Ministério Público anula liberdade provisória de preso em Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022
EMPOSSADO
Dr. Wagner Godoy assume cadeira na Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022