Município entrega reforma e revitalização do CAPS Infantojuvenil de Lucas do Rio Verde

Unidade está localizada no bairro Alvorada, no cruzamento das ruas Corbélia e Mato Grosso do Sul

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 06 28 at 11.29.12

Na manhã desta sexta-feira (28), foi realizada a cerimônia de entrega da reforma e revitalização do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, um marco importante para a saúde mental de crianças e jovens de Lucas do Rio Verde. A solenidade contou com a presença de autoridades locais. Foram investidos cerca de R$ 100 mil nas adequações do espaço.

A coordenadora da unidade, Ana Paula Enzweler, destacou como será o atendimento no CAPS reformado. “O CAPS é um serviço de porta aberta para toda a população. Atenderemos crianças a partir de dois, três anos até jovens de 17 anos e onze meses. O diferencial é que não precisa de agendamento, então qualquer pessoa que precise de acompanhamento ou que perceba sintomas graves pode comparecer diretamente à unidade para acolhimento”, explicou Ana Paula. Ela enfatizou a demanda crescente pelo serviço especializado e a estrutura multiprofissional disponível, incluindo fisioterapeuta, assistente social, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogo, e professores de teatro, dança e artesanato.

O prefeito Miguel Vaz ressaltou a sensibilidade da administração pública em oferecer um atendimento especializado para jovens. “Até então, crianças e adultos eram atendidos no mesmo espaço. Agora, com essa unidade, o atendimento é exclusivo para infantojuvenil, o que é crucial para a saúde psicossocial das nossas crianças e jovens. Esse avanço significativo na saúde mental do município demonstra nosso compromisso com a população”, afirmou Vaz.

A secretária de saúde, Fernanda Heldt Ventura, fez uma análise dos investimentos feitos na rede de atenção psicossocial desde o início da gestão em 2021. “Fortalecer a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) foi um ponto crucial do nosso plano de governo. Trabalhamos incansavelmente para conseguir uma sede própria para o CAPS adulto e agora estamos inaugurando o CAPS infantojuvenil. Contratamos diversos profissionais e, embora ainda haja muito a melhorar, esse é um grande passo para ampliar e melhorar o acesso aos serviços de saúde mental”, disse Ventura. Ela ressaltou que todos os CAPS funcionam com portas abertas, permitindo que qualquer cidadão em situação de necessidade possa ser acolhido e direcionado para o tratamento adequado.

O CAPS Infantojuvenil está localizado no cruzamento das ruas Mato Grosso do Sul e Corbélia, bairro Alvorada.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.