23.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMoradora de Lucas do Rio Verde é surpreendida com presença de ave...

Moradora de Lucas do Rio Verde é surpreendida com presença de ave silvestre em residência

Segundo um bombeiro consultado pela reportagem de CenárioMT, a ave é um carcará ainda filhote
Por CenárioMT

Uma moradora do bairro Menino Deus, em Lucas do Rio Verde, foi surpreendida por uma ave de rapina na manhã desta quinta-feira (22). A consultora de imagem pessoal, Lindy Silva, estava saindo para um compromisso e encontrou a ave sobre o veículo.

Lindy fez fotos e dois pequenos vídeos para registrar o encontro. “Eu moro em frente a avenida Beira Mata. Eu chegue bem perto e ela não reagiu”, disse a consultora. “Quando liguei o carro ela voou, mas ainda ficou no condomínio”.

Quando Lindy pediu pra uma vizinha acionar o serviço de resgate, a ave deixou o condomínio.

Procurado pela reportagem de CenárioMT, o cabo Alexsandre dos Santos Silva, do Corpo de Bombeiros, confirmou ser um filhote de carcará e isso explica a curiosidade que demonstrou no contato com a moradora. “É um filhote, ainda está curioso, aprendendo o que é predador, o que é ameaça pra ele, com aquele olhar curioso. Poderia ter acabado de sair do ninho, da mata, e estava perdido, buscando encontrar o lugar dele na natureza”, explicou.

Cuidados

Apesar de ser filhote, o carcará não deve ser capturado de modo inadequado. Por isso, é importante que pessoas devidamente treinadas e com equipamentos adequados façam essa tarefa.

Caso uma ave ou qualquer outro animal silvestre apareçam em residências ou sejam encontrados nas ruas, a orientação é que o Corpo de Bombeiros seja acionado. “A gente tem técnicas que não estressam o animal”, orienta o militar. “O animal silvestre tem uma grande quantidade de patógenos que pode ser transmitida aos seres humanos. Por isso é importante ligar pro 193. Se possível fazer uma foto e encaminhar pra saber que tipo de caixa de captura que será levado, se tem que levar rede ou que equipamento é mais adequado”.

O bombeiro militar observa ainda que a tendência é o surgimento de animais neste início do período de seca. “De julho a setembro os animais sofrem muito, principalmente as aves. Sofrem muito com a fumaça, com as queimadas e com a escassez de alimentos. Aí acontece que os animais buscam as casas na área urbana porque encontram lixo, resto de comida, algum tipo de alimento pra saciar a fome”, detalha.

Características da ave

O caracará é uma ave que chega a medir cerca de 60 centímetros de comprimento, e tem um peso, que varia entre 850 gramas e 930 gramas e pode ultrapassar 1 metro de envergadura. As penas do seu corpo possuem coloração preta e marrom, sua cabeça e seu pescoço são brancos. O pescoço possui algumas rajadas pretas em meio à coloração branca. Seus pés são amarelados e a parte superior ao seu bico, perto dos olhos, também é amarela. A asa do Carcará majoritariamente possui a coloração preta, ou escura, variando pro marrom, porém, possui algumas pequenas manchas nas pontas, de modo que quando o Carcará alça voo, fica fácil de reconhecê-lo em meio a tantos outros pássaros.

O carcará está presente em campos abertos, matas, florestas, praias, cerrado e até no meio urbano. Ele alimenta-se muitas vezes quando está próximo ao solo. Sua dieta é composta por diversas variedades, desde pequenos insetos, invertebrados, anfíbios, pequenos répteis, animais já mortos e mamíferos menores.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Policiais prendem homem armado após tentativa de invasão a motel em Lucas do Rio Verde
julho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021