Ministério da Saúde autoriza abertura de 10 novas UTI’s no Hospital São Lucas

Medida, anunciada no Diário Oficial desta quarta-feira (07), libera R$ 480 mil para a manutenção dos leitos

Fonte: Da Redação

HOSPITAL SAO LUCAS

O Ministério da Saúde autorizou a abertura de novos leitos de UTI Covid em hospitais de 7 cidades mato-grossenses, entre elas o Hospital São Lucas, de Lucas do Rio Verde. A medida, que beneficia ainda outros 13 Estados, foi anunciada nesta quarta-feira (07), com a publicação de portaria no Diário Oficial da União.

A autorização, em caráter excepcional e temporário, é mais uma ação da pasta em apoio aos estados, Distrito Federal e municípios para reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia.

O valor do repasse mensal para Mato Grosso será de pouco mais de R$ 4 milhões, retroativo à competência de março de 2021. Estão autorizadas aberturas de 84 novos leitos, sendo 10 deles no Hospital São Lucas.

A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.

[Continua depois da Publicidade]

COMO FUNCIONA A AUTORIZAÇÃO

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.