Mercado de trabalho em Lucas do Rio Verde: crescimento sólido e oportunidades em diversos setores

Saldo positivo de empregos e aumento de empresas marcam os primeiros quatro meses de 2024

Fonte: CenarioMT

Presidente da ACILVE fala da importância do comércio no desenvolvimento de Lucas do Rio Verde
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Lucas do Rio Verde segue em ritmo acelerado de crescimento, impulsionado por um mercado de trabalho forte e dinâmico. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes ao período de janeiro a abril de 2024, o município apresenta um saldo positivo de 1.029 vagas de emprego, demonstrando a pujança da economia local e as diversas oportunidades disponíveis para os trabalhadores.

Números Positivos em Todos os Setores

Os dados do CAGED revelam que o setor agropecuário, pilar fundamental da economia local, segue aquecido, com um estoque de 3.397 empregados até abril. A indústria, outro importante setor da cidade, acumula 8.166 vagas, enquanto a construção civil registra 2.940 postos de trabalho. O setor de comércio, por sua vez, apresenta 8.056 empregados, seguido pelo setor de serviços, com 8.857 vagas.

“Na geração de empregos, temos próximo de 32 mil empregos, formais, pessoas com carteira assinada, mas aquelas que trabalham por conta, ou seja, que viraram MEI (Micro Empreendedor Individual). Fora outras que ainda, às vezes, não têm registro em carteira. Então, acredito que estão em torno de 40 mil pessoas trabalhando em empresas individual ou com carteira registrada. Só esse ano até abril, mais de 1 mil novos empregos gerados, quer dizer, são números muito bons, se compararmos com o país de modo geral, onde algumas regiões estão parado ou decrescem, esses números”, comemorou o presidente da Associação Comercial e Empresarial  – ACILVE, o empresário Vilson Kirst.

Crescimento Empresarial Complementa o Cenário Favorável

Em consonância com o aumento no número de empregos, o município também observa um crescimento no número de empresas. De janeiro a abril de 2024, foram abertas 178 novas empresas em Lucas do Rio Verde, contra 35 fechamentos, resultando em um saldo positivo de 143 empresas.

“O município de Lucas do Rio Verde, ele não para de crescer, assim como a nossa região. Lucas se destaca em muitos pontos, se comparado com outros municípios do Estado de Mato Grosso. Em abertura de novas empresas, Lucas é um exemplo, como outras regiões do agronegócio, só esse ano quase 200 empresas abriram as portas em Lucas do Rio Verde, enquanto no entorno de 35 fecharam suas portas, ou seja, menos de 20%, quando temos algumas regiões do país, que em torno de 50% das empresas que abrem suas portas fecham”, acrescentou Kirst.

Esse cenário positivo é fruto do trabalho incansável da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (ACILVE), que acompanha de perto o desenvolvimento da cidade e atua na promoção da abertura de novos negócios, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos.

Os indicadores positivos do mercado de trabalho em Lucas do Rio Verde, somados ao crescimento no número de empresas contribuem para o futuro da cidade. Com diversas oportunidades em diferentes setores e um ambiente propício para o empreendedorismo, Lucas do Rio Verde se consolida como um polo atrativo para profissionais e empresas que buscam um futuro promissor e próspero.

“Então, a Acilve – Associação Comercial – está sempre apoiando, está muito ligada nesses números, porque nós temos que trabalhar em cima de números. Temos uma base de dados, então nós termos números concretos. Para a Acilve é uma grande satisfação poder estar sempre divulgando e falando de Lucas e da nossa região, do nosso estado de Matogrosso”, frisou o presidente.

A ACILVE: Um Parceiro Fundamental para o Crescimento

A ACILVE desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico de Lucas do Rio Verde. A entidade trabalha incansavelmente para fortalecer o setor empresarial, fomentar a geração de empregos e contribuir para a construção de um futuro ainda mais próspero para a cidade. Através de diversas ações e iniciativas, a ACILVE apoia os empreendedores locais, oferece serviços de orientação e capacitação, e promove a integração entre o setor público e privado.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.