Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional

Governador destaca que ferrovia terá de oferecer bons preços para escoar produção da região médio norte em direção

Fonte: CenárioMT

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O governo do Estado formalizou, nesta segunda-feira (20), o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. O governador Mauro Mendes, acompanhado de comitiva, visitou as cidades de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde para celebrar a assinatura do contrato.

A assinatura do contrato autoriza a empresa a iniciar a construção de 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual.

Antes da cerimônia, em Lucas do Rio Verde, Mendes conversou com a imprensa. Questionado sobre eventual monopólio da empresa na operação da linha férrea, o governador disse acreditar numa concorrência entre modais, de modo a beneficiar os produtores rurais.

“A partir do momento que a ferrovia chega aqui, ela começa a brigar por carga com a saída do arco norte, ela começa a brigar com carga lá pela saída do Rio Madeira. Pra tomar carga destes outros modais ela vai ter que abaixar o preço do frete. Abaixando o preço do frete, as demais, pra não perder carga, vão ter que abaixar também. Há uma competição entre a saída do Arco Norte, a saída sul, a saída pela região leste do Estado com a Fico”, assinalou Mendes.

O prefeito Miguel Vaz declarou que a assinatura do contrato significa um marco para a história e representa o desenvolvimento para Mato Grosso. Durante a cerimônia, Vaz ressaltou a decisão do governador pela autorização da 1ª ferrovia de Mato Grosso e a rapidez com que ocorreu o processo, desde a autorização até a assinatura do contrato. “Essa decisão foi determinante para o sucesso de toda a ação desse investimento grandioso que vai beneficiar toda a região”, pontuou.

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“Será impactante na logística, no comércio, indústria e no agronegócio e vai representar muito mais competitividade para a produção e indústrias mato-grossenses. A ferrovia vai permitir que nossos produtos cheguem aos grandes centros com frete mais barato e também garantir a chegada de mais matéria-prima. Essa é a ferrovia do agronegócio, da indústria, do comércio e da geração de empregos em todo o Estado de Mato Grosso”, destacou Mauro Mendes.

Segurança jurídica

O CEO da Rumo, João Alberto Abreu, destacou a segurança jurídica dada pela gestão estadual no decorrer do processo de autorização da ferrovia para efetuar o investimento de mais de R$ 11 bilhões. “Quero deixar registrado que cumprimos nossos prazos e vamos lutar para que a ferrovia chegue a Lucas do Rio Verde antes daquele que estabelecemos em contrato. É um compromisso que estamos assumindo”, disse.

O início das obras está previsto para o próximo ano. O cronograma prevê que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025. Já a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Extensão até Sinop

Os prefeitos de Sinop e Sorriso, Roberto Dorner e Ari Lafin, defenderam que os trilhos da Ferronorte sejam estendidos até os dois municípios. Ambos entendem que a chegada até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde ajudarão a desenvolver a região norte e médio norte. “Vamos pedir, junto ao Governo do Estado, que estas extensões cheguem aos municípios de Sorriso e Sinop, também. O importante é apoiar as ações”, defendeu Lafin.

“É uma ação importante pro Médio Norte e nós também depois queremos pedir a governador que estenda pra Sorriso e Sinop, porque ela é importante e nós queremos que vá até o norte”, acrescentou Dorner.

O governador comentou que a possibilidade de estender a linha até Sinop existe. Porém, é necessário desenvolver o projeto cumprindo cada etapa. “Não adianta nós sonharmos, que vamos fazer daqui a 10 anos, 20 anos, e não fazermos aquilo que nós podemos fazer agora. Foi aquilo que o governo fez. Se tinha a possibilidade de fazer entrar mais 730 quilômetros, nós fizemos”, comentou.

Mendes concluiu dizendo que o ideal é continuar ‘brigando’ pela Ferrogrão e pela Fico, duas outras ferrovias que estão no planejamento do Governo Federal. “Ele (governo federal) que tem que dar os passos, de maneira concreta, enfrentar os problemas ambientais, judiciais e eu tenho certeza que ele vai fazer”, comentou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.