23.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMaterial lúdico educativo é fornecido ao CAPS e CAM de Lucas do...

Material lúdico educativo é fornecido ao CAPS e CAM de Lucas do Rio Verde

Os objetos foram providenciados pela Gestão Municipal
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última sexta-feira (03), a entrega de material lúdico educativo para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e para o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM) do município.

Ao todo, foram quase 200 itens, entre jogos, quebra-cabeças, bonecas, carrinhos, ferramentas de brinquedo, materiais de simulações sensório-motoras, entre outros.

“A ludicidade é fundamental para os pacientes, pois, além de fortalecer a socialização, é extremamente revelante para o tratamento, estimulando-os por meio das brincadeiras, do conhecimento pedagógico, da coordenação motora, sensorial e do desenvolvimento dos mesmos”, declarou a coordenadora de saúde mental de Lucas do Rio Verde, Daiane Silva, durante o ato de entrega.

O CAPS de Lucas do Rio Verde, localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, nº 280 S, bairro Alvorada, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e atende pacientes de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, além de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A equipe é formada por 1 médico psiquiatra, 1 médico clínico com especialização em saúde mental, 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 pedagogo, 1 fonoaudiólogo e 1 técnico em enfermagem. Há atendimentos individuais, de pais, oficinas terapêuticas, grupos de atendimento a família, visitas domiciliares e matriciamento a rede de atenção psicossocial. Os usuários são atendidos sem a necessidade de encaminhamento dos PSFs.

Já o CAM, localizado na Avenida Espírito Santo, nº 1253 S, bairro Jardim das Palmeiras, funciona nos mesmos dias e horários, e realiza atendimento individual para pessoas de qualquer faixa etária com transtorno mental mais prevalente e de gravidade moderada, como também pacientes com queixas auditivas, alterações na fala e na linguagem. O centro, que é um ambulatório de saúde, conta com uma equipe de profissionais formada por 4 psicólogos, 2 fonoaudiólogos e 1 nutricionistas. Para encaminhamento, o usuário deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Os serviços oferecidos no CAPS e CAM são pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como prioridade a estimulação do desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes luverdenses que necessitam de um cuidado especializado.

A reabilitação, ofertada nesses serviços municipais, visa a qualidade de vida e a estimulação do desenvolvimento saudável dos usuários, possibilitando a promoção e a prevenção de transtornos mentais.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Confira o calendário esportivo para fevereiro e março de 2022 em Lucas do Rio Verde
janeiro 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Janeiro Roxo: Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs
janeiro 19, 2022
AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022