30.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 14 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMateriais informativos às escolas conscientizam alunos sobre combate ao trabalho infantil em...

Materiais informativos às escolas conscientizam alunos sobre combate ao trabalho infantil em Lucas do Rio Verde

Programa Anjos da Escola mobiliza ação com cartilhas e sugestões de vídeos
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Instituído pela Organização das Nações Unidas, em 12 de junho é o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Por meio da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o programa Anjos da Escola criou materiais informativos, desde cartilhas e sugestões de vídeos a serem projetados aos alunos da rede municipal.

O programa Anjos da Escola conta com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, nutricionista e fonoaudiólogos para identificar crianças e adultos que têm alguma dificuldade biopsicossocial que possa compreender o aprendizado. Além disso, faz o trabalho de orientar os alunos nas questões sociais.

Uma das questões levantadas neste ano é sobre o risco real de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos socioeconômicos da pandemia da Covid-19.

“Somos todos responsáveis por garantir que a infância e adolescência sejam resguardadas, assegurando proteção e espaços favoráveis ao seu pleno desenvolvimento. Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo de 14 anos. Dos 14 aos 16, é permitido trabalhar apenas na condição de aprendiz”, explica a assistente social do programa Anjos da Escola, Juraci Lopes Alves.

As cartilhas e os vídeos sugeridos para as escolas levantam questionamentos sobre as tarefas que a criança ou adolescente pode executar para auxiliar os pais, sem ser considerado trabalho infantil, por exemplo.

“Explicamos que de acordo com a idade (através de planilha), recolher e guardar os brinquedos, levar o lixo, varrer o quintal, tratar do bichinho de estimação, arrumar a cama, limpar os calçados, regar plantas, são algumas das tarefas que trazem à criança sentimento de pertencimento e responsabilidade”, frisa Juraci.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral sobre a realidade do trabalho infantil; prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

De acordo com dados da Unicef, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo.

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que os 38 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no país, cerca de 1,8 milhão se encontravam em situação de trabalho infantil. Desse número, 21,3% tinham de 5 a 13 anos; 25%, de 14 e 15 anos; e 53,7%, tinham de 16 e 17 anos de idade. Além disso, 66,4% eram do sexo masculino e 66,1% se declarava de cor preta ou parda.

 


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Concurso cultural junino premiará poesias, fotos e desenhos em Lucas do Rio Verde
junho 14, 2021
PODER LEGISLATIVO
Com pauta cheia, Câmara de Lucas do Rio Verde aprova RGA e nome definitivo ao Bom Jesus
junho 14, 2021