Manobra de Heimlich: Projeto de lei institui campanha ‘Abraço pela Vida’ em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

Manobra de Heimlich NCom Emerson Dias
Foto: Emerson Dias / NCom

A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovou, por unanimidade, projeto de lei que institui a Campanha
‘Abraço pela Vida’ no Mês de Março, para Informação e Conscientização sobre a Manobra de
Heimlich. A aprovação aconteceu durante sessão ordinária nesta segunda-feira (17).

A Manobra de Heimlich é um procedimento de emergência crucial que pode salvar vidas em casos de engasgamento, especialmente entre crianças e idosos. No entanto, a falta de conhecimento sobre como realizar corretamente essa técnica pode resultar em graves consequências para a saúde da vítima.

Em 2021, segundo dados do DATASUS – Ministério da Saúde, ocorreram no Brasil 792 óbitos devido à obstrução do trato respiratório por inalação ou ingestão de alimentos, 182 por inalação ou ingestão de objetos e 2.212 óbitos por inalação de conteúdo gástrico. No total, a obstrução das vias respiratórias superiores resultou em 3.186 mortes no país nesse ano. A obstrução das vias aéreas por um corpo estranho (OVACE) é um grave problema de saúde pública, particularmente na população pediátrica, onde mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos.

Com o intuito de abordar este problema, a Campanha “Abraço pela Vida” foi criada para não apenas informar a população sobre a importância da Manobra de Heimlich, mas também capacitar os cidadãos para que possam agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência.

A campanha visa promover palestras, distribuir materiais educativos, realizar workshops práticos e divulgar amplamente a importância da Manobra de Heimlich. Espera-se assim criar uma rede de conhecimento e solidariedade na cidade, onde cada abraço possa significar uma vida salva.

Segundo o autor do projeto, vereador Wlad Mesquita, qualquer cidadão ao se deparar com uma pessoa engasgada desejará ter a capacidade de salvar essa vida. “Pensando nisso, apresentei o projeto de lei número 15 de 2024, que tem como objetivo instituir a campanha ‘Abraço pela Vida’ no mês de março, focando na informação e conscientização sobre a Manobra de Heimlich. O objetivo é orientar e treinar os luverdenses para evitar mortes por engasgamento”, disse o parlamentar.

Para o vereador, quanto mais pessoas treinadas e capacitadas para salvar vidas, melhor. “Portanto, este projeto de lei é um avanço significativo no sentido de garantir e salvar a vida das pessoas, promovendo a capacitação necessária para que mais cidadãos saibam como agir em situações de emergência”, finalizou.

Após ser aprovado por unanimidade, o projeto vai à sanção ou não do Executivo Municipal.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.