Maio Laranja: Ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes acontecem ao longo de todo o mês

Atividades acontecerão nas escolas, projetos sociais e grupos de convivência em parceria com instituições

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

pref lrv 2025 05 13T084218.807
(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony Souza)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, juntamente com o Conselho Tutelar e também o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançou nesta segunda-feira (12), a campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

Ao longo do mês de maio, várias ações devem acontecer, envolvendo as crianças e adolescentes e as famílias luverdenses com informação e orientação. “Eu acredito que a campanha Maio Laranja é uma das campanhas mais importantes, porque ela trabalha este tema que é o abuso e a exploração de crianças e adolescentes. O tema é preocupante porque cada vez que buscamos os números, a gente se preocupa mais ainda, porque eles são alarmantes e preocupantes, estão crescendo”, explicou a Secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

A campanha este ano tem como slogan “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, e tem como objetivo também incentivar que os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes sejam denunciados, através do canal Disque 100. Não é necessário se identificar e, assim, é possível retirar a vítima de uma situação de abuso físico e mental.

O Presidente do Conselho, Laison Santos ressaltou o crescente número de casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes. “Nós temos realizado várias palestras com escolas e instituições, não só no Maio Laranja, para tentar conscientizar a população sobre o avanço dos casos que vem acontecendo no nosso município”, ressaltou Laison.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o “Projeto Nós Podemos Nadar”, também terá contribuição direta nas ações do mês e ao longo do ano. “Nós buscamos alguma forma para que possamos levar essas ações, para que o abuso não aconteça. Quanto mais informação pudermos levar, mais pessoas vão ficar sabendo e quem sabe um dia isso acabe”, ressaltou o vice-presidente do  CMDCA, Eltron Moreira.

A programação segue com rodas de conversa com crianças e adolescentes no Creas; acolhida coletiva e roda de conversa no Cras I, II e III; visitação nas escolas e ações no trânsito, entre outras. O encerramento da campanha será no dia 31 de maio, com uma ação envolvendo os mais de 1200 atletas do “Projeto Nós Podemos Nadar”, e aberta a comunidade.

“Em qualquer dúvida, se você está vendo alguma coisa anormal na sua casa, na sua escola, em qualquer local, denuncie. Geralmente, o abusador, ele fica ameaçando a criança, mas que as crianças não ouçam, que peçam ajuda para o seu professor, para alguém da sua igreja ou para uma pessoa que ela confia”, finalizou Janice Ribeiro.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT