28.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 05 maio, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEMaio Amarelo é lançado e tem como alvo principal reduzir acidentes em...

Maio Amarelo é lançado e tem como alvo principal reduzir acidentes em Lucas do Rio Verde

Município registra, em média, 3 acidentes por dia. Registros poderiam ser evitados com maior observação da legislação de trânsito
Por Da Redação

Levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde mostra que 85% das ocorrências operacionais registradas diariamente no município estão relacionadas ao trânsito. Pra reduzir esse índice, foi lançada na manhã desta terça-feira (04) a Campanha Maio Amarelo. A ação, liderada pela Secretaria de Segurança e Trânsito, conta com envolvimento e apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ciretran e Câmara de Vereadores.

Em 2020 foram registradas 666 ocorrências de trânsito com vítimas, atendidas pelo Corpo de Bombeiros, e outras 579 sem vítimas, atendidas pela Guarda Municipal. Este ano, de janeiro a abril, foram registradas pelo Corpo de Bombeiros, 433 situações envolvendo atendimento pré-hospitalar.

Durante o lançamento, representantes das instituições envolvidas na campanha destacaram a necessidade de ações que busquem a prevenção no trânsito por meio da educação. Segundo dados da Secretaria de Segurança e Trânsito, por dia são registrados em média 3 acidentes, situações que poderiam ser evitadas. Entre as ações estão previstas blitze educativas.

“Que esta campanha não seja apenas no mês de maio, mas seja contínua. Porque nós temos um índice muito alto de acidentes na cidade e isso não envolve só os automotivos, mas também é responsabilidade dos pedestres, ciclistas, todos”, comentou o presidente da Câmara, Daltro Figur.

“O maior desafio é reduzir os acidentes de trânsito, índice que nos preocupa. A gente trabalha continuamente, todos os dias com esse objetivo. Trabalhamos com ações preventivas e de fiscalização também e tenta fazer isso, com acúmulo de esforços, da Guarda, Polícia, Bombeiros,todas as entidades que possam estar somando, com este único objetivo: a preservação da vida”, destacou Fábio Medeiros, supervisor da Guarda Municipal.

“A prevenção salva vidas e é importante que nós façamos este trabalho com muita dedicação pra que realmente surta o efeito que é diminuir o número de acidentes”, assinalou o comandante interino do Corpo de Bombeiros, tenente Corrêa.

Maio Amarelo

O tema do Maio Amarelo é “Educar para o trânsito valorizando a vida”. A ideia do projeto é trabalhar em conjunto para educar e assim reduzir a incidência de acidentes no trânsito.

“São atitudes pequenas como não ultrapassar pela direita, usar capacete, respeitar a sinalização de trânsito, que fazem a diferença e que podem preservar muitas vidas, se tivessem sido ensinadas com mais ênfase. E é este o nosso papel aqui: ensinar, para não parar mais”, destacou a coordenadora do Maio Amarelo, Silmara Primon.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morre em Lucas do Rio Verde irmã do deputado estadual Elizeu Nascimento
maio 05, 2021
VIA 190
Homem é preso por ato libidinoso em ônibus interestadual em Lucas do Rio Verde
maio 05, 2021