20.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas: Vereadores rejeitam emenda, mas aprovam projeto que cria Patrulha Agrícola Mecanizada

Lucas: Vereadores rejeitam emenda, mas aprovam projeto que cria Patrulha Agrícola Mecanizada

Emenda propôs reduzir a área dos produtores a serem atendidos pelo programa, mas acabou rejeitada em plenário
Por CenárioMT

Foi aprovado por unanimidade, projeto de lei que cria a Patrulha Agrícola Mecanizada de Lucas do Rio Verde. O serviço será voltado a agricultores que desenvolvem a chamada agricultura familiar. Os vereadores chegaram a divergir e rejeitaram uma emenda proposta em plenário.

O texto original do projeto definia que poderão utilizar os serviços agricultores com propriedades de até 4 módulos fiscais. De acordo com a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) cada modulo fiscal em Lucas do Rio Verde equivale a 100 hectares. Emenda apresentada pelo vereador Marcio Albieri (PSD) propôs reduzir para 1 módulo fiscal a extensão da propriedade atendida pelo programa. A emenda foi aprovada por 5 votos a 2 dos vereadores presentes em plenário. O presidente Daltro Figur não votou.

Albieri também propôs emenda sobre a logística dos equipamentos, com o translado entre comunidades rurais. O vereador propôs que esse deslocamento não fosse superior a 10 quilômetros. A proposta foi rejeitada por 4 votos a 3.

Serviços

A Patrulha Agrícola Mecanizada atuará fazendo a melhoria de infraestrutura das propriedades agrícolas, operações agrícolas que contribuam para a conservação do solo, da água, das estradas rurais e também do meio ambiente.

De acordo com o projeto, o objetivo é promover e difundir a prática de técnicas corretas e adequadas junto aos produtores rurais. Os equipamentos deverão ser usados para gradagem, distribuição de fertilizantes e corretivos, pulverizações, silagem, adubação, plantio, transporte de insumos e produtos, limpeza de áreas, abertura de covas, roçadas e outras atividades agrícolas desenvolvidas por implementos tracionados ou acoplados.

De acordo com o projeto, os produtores deverão pagar a Taxa para Prestação de Serviço pela utilização da patrulha agrícola mecanizada. O Executivo Municipal vai definir, por meio de Decreto, os valores a serem cobrados por hora/máquina.

Não vem atendendo

Atualmente o município cedeu equipamentos para associações rurais. Contudo, o município alega que o atendimento/operação não vem atendendo de forma coletiva as necessidades da agricultura familiar, não cumprindo ao fim que se destina.

“Sendo assim, faz-se necessário a Criação da Patrulha Agrícola Mecanizada, com o objetivo de oportunizar o atendimento amplo, garantindo oportunidade de acesso à máquinas e equipamentos a todas as propriedades ligadas a agricultura familiar, possibilitando incremento a produção e maior rentabilidade ao homem do campo”, justifica o Poder Executivo ao apresentar o projeto aos vereadores.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
MAIS DE 10 JOGADORES INFECTADOS
Surto de Covid-19 em time do Sorriso cancela amistoso contra o Luverdense
janeiro 15, 2022
volta às aulas na pandemia
Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta sobre cuidados para volta às aulas na pandemia
janeiro 15, 2022