Lucas: Município prevê programa para auxiliar comércios afetados por medidas restritivas

Forma de acesso e valores a serem liberados estão sendo estudados pela administração municipal

Fonte: Da Redação

manifesto comercio lucas 19032021146
Comerciantes e funcionários dos estabelecimentos fizeram manifesto na última sexta-feira (19) Foto: CenárioMT

Desde março do ano passado, o Brasil convive com a pandemia covid-19 que, além de dizimar vidas, também afeta a economia. A partir do surgimento de casos e óbitos, medidas restritivas foram adotadas pelos governantes com o propósito de frear o avanço da doença. Dos setores econômicos, o mais afetado é o segmento noturno. Os comércios são obrigados a se reinventarem, mas nem todos conseguiram driblar as adversidades.

Em Lucas do Rio Verde, o segmento vem se mobilizando nos últimos dias tentando buscar junto ao Governo do Estado flexibilizar o decreto para que possa retomar suas atividades, mesmo que de modo parcial. Além do manifesto da última sexta-feira (19), os comerciantes e empresários seguem mobilizados, participando de reuniões com representantes do município.

Ontem, durante a sessão da Câmara Municipal, que não contou com presença de público por causa da covid-19, os vereadores abordaram o assunto com preocupação. Uma indicação foi sugerida para que o segmento fosse atendido com uma linha de crédito específica. “Sabemos que talvez não seja suficiente para que eles possam voltar a ter o fôlego que tinha antigamente, mas que seja paliativa”, comentou Wlad Mesquita, lembrando que o Estado ofertou linha de crédito, mas que os comerciantes têm tido dificuldade para ter acesso.

Ainda conforme o vereador, já houve uma conversa inicial com o Executivo Municipal. Outras reuniões deverão acontecer nestes dias para definir os valores e a forma como os comerciantes e empresários poderão acessar os recursos. “O prefeito Miguel Vaz gostou muito da ideia, se prontificou a fazer todo o possível pra que seja apresentada essa linha de crédito aos luverdenses”, acentuou.

[Continua depois da Publicidade]

A indicação foi apresentada ontem, durante a sessão, e encaminhada para o Executivo Municipal.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.