Lucas: Equipes realizam pesquisa socioambiental e coleta de lixo eletrônico no Tessele Junior

Ações aconteceram na última semana e faz parte do PTS – Projeto de Trabalho Social da Setorização do Abastecimento de Água de Lucas do Rio Verde

Fonte: Da Redação

IMG 1844
Barraca foi instalada na avenida principal do Tessele Junior par a realização da pesquisa

Começou pelo bairro Tessele Junior a realização de pesquisa Socioambiental do PTS – Projeto de Trabalho Social da Setorização do Abastecimento de Água de Lucas do Rio Verde. Além disso, no sábado (15) aconteceu o dia D da Coleta de lixo eletrônico. A ação envolve o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Rotary Clube, Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Projeto Social Água LRV.

A assistente social Ana Carolina, responsável técnico pelo projeto, explica que durante 3 dias (14 a 16), ocorreu a realização da pesquisa que busca traçar um perfil socioambiental dos locais visitados. “Vamos levantar a faixa etária dos moradores, escolaridade, hábitos de como é feita a destinação do óleo de cozinha, como é feita a separação do lixo, qual a origem dessa família e hábitos do cotidiano daquelas famílias. Com esses dados, depois de gerados todos os gráficos, nós vamos sentar com os gestores e discutir o resultado dessas pesquisas”, detalha, acrescentando que com essas informações será possível desenvolver novas ações.

O coordenador de resíduos do SAAE, Jailton Marques do Nascimento, acompanhou no sábado a coleta de resíduos e o desenvolvimento da pesquisa socioambiental. Ele pontua que a autarquia vem trabalhando ações educativas para orientar as pessoas sobre a destinação adequada dos resíduos produzidos diariamente no município. “Que esse lixo possa ser transformado em recursos para ajudar as entidades”, observou.

Há vários anos o Rotary Clube vem desenvolvendo trabalhos de coleta e conscientização sobre o descarte adequado de lixo eletrônico. Helton Ramos acompanhou a mobilização no sábado. Ele lembra que nos últimos dois anos o trabalho foi mais intensificado e contou com apoio de empresas e poder público. “Todo esse material que arrecadamos em Lucas, nós destinamos para Cuiabá. Todo o dinheiro arrecadado com esse lixo eletrônico é revertido para o Hospital do Câncer de Cuiabá”, ressaltou o rotariano.

[Continua depois da Publicidade]

“Essas parcerias são importantes pra fazer esse trabalho porque atendem a comunidade, retirando lixo eletrônico e atendendo entidades, como o hospital do câncer”, comentou o vereador Gilson Firmino, o Urso.

Depois do Tessele Junior, haverá coleta nos Bairros Bandeirantes (22.05), Parque das Emas (29.05), Cerrado (05.06), Imperial (12.06) e Vida Nova (19).

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.