Lucas: Educação prepara retorno de aulas presenciais de forma gradativa a partir de segunda-feira (19)

Reunião nesta sexta-feira (16) alinhou processo para retomada dos trabalhos. Secretaria de Educação orienta os pais sobre cuidados preventivos

Fonte: Da Redação

reuniao educacao volta as aulas
O formato do retorno às aulas presenciais foi definido após reunião com equipe de gestores, assessoria pedagógica e sindicato Foto: Divulgação/Ascom

As aulas presenciais na rede municipal de ensino serão retomadas a partir de segunda-feira (19) em Lucas do Rio Verde. A medida, determinada por meio de decreto municipal nesta quinta-feira (15), estabelece que o retorno é gradativo e não obrigatório. Vão retomar as atividades as escolas da rede do infantil 4, que atende alunos a partir de 4 anos de idade.

Nesta sexta-feira (16), uma reunião entre gestores escolas, integrantes da Secretaria de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) serviu para alinhar detalhes sobre o retorno.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, orienta os pais que acompanhem atentamente os grupos de WhatsApp, onde estão sendo detalhadas as informações sobre este retorno. “Que continuem muito focados nos grupos da turma de seus filhos, porque é através desses grupos que você, pai e mãe, vai ficar sabendo que dia é (o retorno) da turma do seu filho”, orienta, acrescentando que os comunicados serão feitos pelo diretor, coordenador ou professor, que integram a equipe gestora da escola.

As crianças que tenham problemas de saúde ou que, por opção dos pais, não retornem às aulas presenciais, continuarão recebendo os materiais pedagógicos, acompanhando as aulas de forma remota.

[Continua depois da Publicidade]

Condições

Para retomar as atividades deverão ser seguidos alguns requisitos. A sala de aula deverá ter ocupação máxima de 50% dos alunos.

As medidas preventivas continuam sendo observadas e os protocolos de biossegurança estão sendo devidamente cumpridos. A entrada na escola será controlada com a aferição de temperatura e o uso da máscara é obrigatório.

Será disponibilizado álcool 70% para higienização e o distanciamento em sala de aula será devidamente controlado. Os cuidados na hora do intervalo serão mantidos, inclusive a exigência de distanciamento entre os alunos no momento da merenda.

Creches

As creches municipais ainda não retornam com suas atividades, conforme o decreto municipal publicado ontem.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.