22.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 04 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde terá mais 200 câmeras de videomonitoramento para segurança...

Lucas do Rio Verde terá mais 200 câmeras de videomonitoramento para segurança pública

Investimento em tecnologia em parceria com Estado inclui sistema de radiocomunicação digital
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O desenvolvimento acelerado e que em breve será percorrido pelos trilhos projetará grandes mudanças em nossa cidade. Para acompanhar o ritmo desse crescimento, com qualidade nos serviços públicos ofertados à população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde vem trabalhando em projetos que possam garantir qualidade de vida ao luverdense a longo prazo.

Em parceria com o Governo do Estado, o Município deve investir massivamente nos próximos anos em tecnologia voltada para a segurança pública. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito recebeu representantes da pasta de Segurança do Estado para tratativas desses projetos.

Um deles é a radiocomunicação digital, que deve conferir muito mais segurança nas informações trocadas entre as forças de segurança durante o atendimento de ocorrências. Esse sistema será protegido por criptografia, impedindo que criminosos, por exemplo, consigam acessar os rádios comunicadores dos agentes.

Terão acesso a essa tecnologia a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Sistema Penitenciário, a Polícia Judiciária Civil e a Politec, além da parceria entre prefeituras para atender as guardas municipais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a radiocomunicação digital será implantada em 50 municípios. São R$ 25 milhões em investimentos que contemplarão cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps): Rondonópolis, Primavera do Leste, Nova Mutum, Sinop e Barra do Garças.

Lucas do Rio Verde encontra-se na Risp 14, que contempla as cidades de Nova Mutum, Diamantino, Arenápolis, Alto Paraguai, Santo Afonso, Nova Marilândia, Nortelândia, Nova Maringá, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato.

“O objetivo é mais integridade na comunicação, por meio da criptografia, proporcionando maior segurança, principalmente dos policiais, que terão os rádios georreferenciados. É um investimento  de mais de R$ 4 milhões na região de Lucas do Rio Verde. A Prefeitura poderá usar essa rede, por ser uma rede segura”, explicou o assessor técnico da Sesp-MT, Leandro Alves.

As instalações da radiocomunicação digital em outros municípios já tiveram início e, segundo o representante do Estado, até o próximo mês, o projeto terá a instalação concluída também em Lucas do Rio Verde.

Outro projeto é o de instalação e interligação de câmeras de monitoramento entre todas as cidades de Mato Grosso, que prevê a instalação de um total de 200 câmeras na cidade, dos modelos OCR e analítica. A primeira possui tecnologia para analisar imagens do trânsito de forma mais rápida e verificar possíveis ilegalidades, como carros roubados, placas clonadas e documentação irregular. Já o sistema de câmera analítica funcionará como uma visão computacional capaz de “enxergar e entender” o que está sendo visto.

“Queremos todos os municípios integrados até o final desse ano. As informações do município poderão ser acessadas pelo Estado e vice-versa. Vamos saber onde o tráfico está andando, onde roubos e furtos estão acontecendo, e, com isso, diminuir o índice de criminalidade”, ressaltou Leandro.

As ações entre Município e Estado para implantação de radiocomunicação digital e interligação das câmeras de monitoramento serão oficializados por meio de termo de cooperação.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, pontua que os benefícios serão múltiplos para a população e acrescenta que outros diversos projetos caminham em paralelo para tornar a cidade mais segura.

“Estamos nos preparando para o futuro e queremos que Lucas seja a cidade mais segura de Mato Grosso. Teremos muito proveito com essas tecnologias, proporcionando atuações mais pontuais e assertivas das forças de segurança”, avaliou Paulo Nunes.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura da rede municipal de educação atrai visita de assessores de Sergipe
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do Rio Verde
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Conferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha da Expolucas realiza entrega de doações arrecadadas em live
dezembro 03, 2021