Lucas do Rio Verde está entre os destinos escolhidos para sediar um dos eventos da primeira edição da Expedição Silvicultura, uma iniciativa que pretende realizar um levantamento inédito sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. O município mato-grossense receberá a expedição no dia 25 de julho de 2025, quando especialistas e representantes do setor florestal se reúnem para discutir práticas, desafios e avanços da silvicultura regional e nacional.
A expedição percorrerá mais de 40 mil quilômetros entre os meses de junho e agosto de 2025, passando por 16 estados e realizando coletas de dados em cerca de 40 mil pontos de controle. Além disso, o projeto prevê a visita a centenas de propriedades rurais, com a realização de entrevistas com proprietários e gestores florestais, e a coleta de dados em aproximadamente mil parcelas amostrais.
Em Lucas do Rio Verde, assim como nas outras oito cidades do roteiro, o evento presencial trará uma programação que inclui palestras com especialistas renomados, apresentação de tecnologias aplicadas à produção florestal e discussões sobre soluções para ampliar a produtividade com sustentabilidade. A participação da cidade no circuito da Expedição Silvicultura reforça sua importância no cenário do agronegócio e evidencia o potencial da região para o desenvolvimento da base florestal.
A iniciativa utilizará métodos tradicionais combinados com tecnologias avançadas para a análise de cultivos como eucalipto, pinus, teca, acácia-negra, araucária, entre outros. Serão coletados dados biofísicos das árvores, como diâmetro, altura e sanidade, além de informações sobre manejo, uso de insumos, tecnologias, práticas socioambientais e impactos das mudanças climáticas. Também será feito um mapeamento sobre investimentos, custos de produção e expectativas dos produtores.
Segundo Fabio Gonçalves, CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, idealizadora do projeto, a produtividade florestal é um indicador estratégico, com influência direta na previsibilidade do abastecimento de madeira e na tomada de decisões de longo prazo. A expedição é realizada em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações, o portal Mais Floresta e conta com o apoio técnico da Embrapa Florestas, que atuará desde o planejamento da coleta até a análise dos dados e elaboração do relatório final.
Com o evento marcado para acontecer no dia 25 de julho, Lucas do Rio Verde se prepara para receber uma ação que deve fortalecer ainda mais sua atuação no setor florestal e ampliar as oportunidades de inovação e troca de conhecimento entre produtores, pesquisadores e empresas ligadas à silvicultura.