Lucas do Rio Verde retoma atendimentos odontológicos não emergenciais nos PSFs

Unidades voltam a atender procedimentos não eletivos por agendamento no método de Acesso Avançado

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

municipio retoma atendimentos odontologicos nao emergenciais nos psfs
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que está gradativamente retomando os serviços eletivos em odontologia nos PSFs do município. Em decorrência da pandemia, os profissionais atendiam exclusivamente pacientes em situações de urgência e emergência. Considerando que o trabalho de cirurgiões-dentistas é de extremo contato pessoal e facilita a contaminação do coronavírus, a medida foi adotada em todo país por indicação do Ministério da Saúde, no guia de orientações para atenção odontológica no contexto da Covid-19.

No município, até o momento já estão em funcionamento odontológico todos os PSFs, exceto I e II – Rio Verde, que estão como Pronto Atendimento de Urgência e Emergência e PSF V – Alvorada, que estava como Centro de Especialidades e encontra-se em fase de reorganização dos serviços da Atenção Básica.

De acordo com André Cantero de Castro, coordenador de Saúde Bucal do município, os atendimentos eletivos serão por agendamento nas unidades de saúde.

“O serviço odontológico já está voltando à normalidade, com a diferença que agora, assim como vale para os serviços médicos, o Acesso Avançado também será o método utilizado nos serviços odontológicos. A pessoa vai ao PSF, passa por uma escuta qualificada e tem seu problema identificado. Se for urgência, entra no atendimento com esse caráter. Se for outro tipo de procedimento não emergencial, então segue no agendamento do profissional”, explica o coordenador.

[Continua depois da Publicidade]

Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao PSF mais próximo de sua residência munido de documento oficial com foto e cartão do SUS.
 

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.