Lucas do Rio Verde realiza o 1º Encontro de Boas Práticas do Programa Lixo Zero

Fonte: CenárioMT

encontro lixo zero 1
Foto: Ascom / Luciano Lupo

Nesta quinta-feira (20), Lucas do Rio Verde sediou o 1º Encontro de Boas Práticas do Programa Lixo Zero, evento que marca a consolidação do projeto nas escolas municipais da cidade. A iniciativa, que teve início no final do ano passado, busca envolver a comunidade escolar na gestão sustentável de resíduos.

“Hoje estamos reunidos aqui no Paço Municipal com professores e colaboradores das escolas municipais que aderiram ao Programa Lixo Zero. Este encontro é uma oportunidade para discutirmos o andamento do projeto, trocarmos experiências e apresentarmos as dificuldades encontradas, buscando soluções conjuntas,” disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

O secretário destacou a importância da educação ambiental no ambiente escolar: “Desde o início, nossa proposta foi envolver as escolas, pois acreditamos que o ambiente escolar é propício para esse tipo de mudança. As crianças aceitam e absorvem esses ensinamentos mais facilmente, levando-os para suas famílias. Agradecemos imensamente aos professores e colaboradores que, mesmo com suas agendas corridas, se dedicam a esse projeto.”

encontro lixo zero 5 scaled
Foto: Ascom / Luciano Lupo

Durante o encontro, foi lançado o programa “De Olho no Óleo”, uma nova iniciativa que incentiva a coleta de óleo usado nas escolas. “As escolas que coletarem uma quantidade significativa de óleo serão remuneradas, e esses recursos poderão ser reinvestidos em projetos de educação ambiental,” explicou Palis.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente avaliou positivamente os resultados do programa até o momento. “Estamos muito felizes e otimistas. A implantação do Programa Lixo Zero no Paço Municipal e nas escolas tem sido bem-sucedida. Já percebemos mudanças significativas nos espaços públicos e no engajamento de professores e colaboradores,” afirmou.

A longo prazo, o objetivo do programa é alcançar toda a população de Lucas do Rio Verde. “Sabemos que é um processo longo e delicado, por isso começamos dentro do poder público e nas escolas, para que as crianças levem esses ensinamentos para casa. Já temos várias empresas certificadas no processo do Lixo Zero, o que demonstra um caminho natural e crescente preocupação com a gestão de resíduos,” acrescentou.

Palis finalizou destacando a importância do engajamento comunitário: “O nosso objetivo é, quem sabe no futuro, ter um município Lixo Zero, com uma gestão de resíduos voltada para a sustentabilidade. Essa é uma preocupação global e queremos que Lucas do Rio Verde seja um exemplo nessa área.”

encontro lixo zero 4 scaled

O Primeiro Encontro de Boas Práticas do Programa Lixo Zero representa um passo significativo para a promoção de uma gestão de resíduos mais sustentável em Lucas do Rio Verde, reforçando o compromisso do município com a preservação ambiental e a qualidade de vida de suas futuras gerações.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.