29.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde: Grávida de gêmeos se emociona ao receber vacina...

Lucas do Rio Verde: Grávida de gêmeos se emociona ao receber vacina contra a Covid-19

Luciene Santos Souza foi uma gestantes vacinadas no sábado no PSF do bairro Alvorada
Por Da Redação

Cerca de 80 gestantes ou puérperas foram vacinadas no sábado (29) contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde. A aplicação da primeira de duas doses da vacina aconteceu em 2 PSF’s do município. A imunização faz parte do plano de vacinação contra a doença. As pacientes fazem parte do grupo incluído nas prioridades de imunização do Ministério da Saúde.

Uma das gestantes vacinadas se emocionou ao falar da aplicação da vacina. Luciene dos Santos Souza entrou no 5º mês de gestação.  Ela falou sobre o processo de imunização. “A vacina está chegando aos poucos, mas tá chegando”, disse. Luciene está afastada do trabalho, já que a gravidez de gêmeos é considerada de risco. A gestante mostrou preocupação em garantir a imunização. “A saúde dos bebês, a minha também com a imunização. Estou muito feliz por poder receber a primeira dose, meus filhos já vão ser imunizados comigo”.

Francieli de Melo Valério deu à luz recentemente. Ela teve o filho há menos de um mês e também foi receber a imunização, após uma gestação de alto risco. “Eu tenho trombofilia e devido a isso consegui tomar a primeira dose da vacina. Isso é muito importante pra nós. Agora a gente espera vacinar o resto dos familiares pra ficar um pouco mais tranquila”, declarou a puérpera.

Próxima fase

O cronograma de vacinação deverá incluir grávidas e puérperas sem comorbidades na próxima fase da imunização. “Hoje nós conseguimos avançar mais uma etapa de um público vulnerável, mas estamos no aguardo do recebimento de mais doses para então convocar gestantes e puérperas sem comorbidades. Enquanto isso, essas pessoas podem – e devem – já fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura, porque assim que o município receber mais vacinas que podem ser aplicadas em gestantes e puérperas, nós iremos chamar para a imunização”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde está atendendo pessoas com comorbidades (acima de 50 anos) e pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos). Também fazem parte deste grupo, pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos). A vacinação também segue imunizando idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança.

Expectativa

O prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, alerta sobre a importância da realização do pré-cadastro e comparecimento para a vacinação. “A vacina é algo esperado por todos, por isso é importante a conscientização, a procura. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Vigilância [em Saúde], acesse o site da Prefeitura ou procure até mesmo os PSFs, pois estamos prontos para ajudar. Mas o recado mais importante ainda é – vacina salva vidas, não deixe de vacinar”, afirma Pandolfi.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será realizada neste sábado (26) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Pessoas com 52 anos completos são incluídas na vacinação de sexta-feira (25) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021