24.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde: Em evento escolar, defensores falam sobre direitos e...

Lucas do Rio Verde: Em evento escolar, defensores falam sobre direitos e proteção de animais

Evento foi promovido pela Escola Estadual Márcio Shabatt de Souza com o Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Codepa)
Texto por CenárioMT com informações Assessoria

A Escola Estadual Márcio Shabatt de Souza, em Lucas do Rio Verde, realizou um evento onde educação em direitos dos animais. O evento foi em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Codepa) e aconteceu nos dias 24 e 25 do mês passado.

Os defensores públicos Guilherme Rigon, que atualmente preside o Codepa, e o defensor Nicolás Sierra, falaram com alunos sobre educação em direitos. O evento contou ainda com a palestra de um médico veterinário sobre a proteção dos animais e os cuidados com as zoonoses.

“Teve a introdução sobre o que é a Defensoria Pública e o que é um conselho. Explicamos que o conselho prevê que dentro dele deve ter um integrante da DPMT”, afirmou Rigon.

O Codepa é presidido atualmente por Rigon. O defensor é vice-presidente do órgão, mas ocupa o cargo interinamente. O conselho tem como objetivos incentivar a guarda responsável dos animais, conforme a legislação vigente. Além disso busca acompanhar, discutir, sugerir, propor as ações ao poder público e o fiel cumprimento da legislação de proteção animal.

Foram dois dias de palestras e atividades sobre educação em direitos, defesa e proteção dos animais, e zoonoses – doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas. Na quinta-feira, a exposição foi feita aos estudantes do ensino fundamental e, na sexta-feira, aos alunos do ensino médio.

O médico veterinário Rogério Paulo Tovo, que também é membro do Codepa, ministrou uma palestra sobre a proteção aos bichos. As crianças e adolescentes foram estimulados a interagir, fazendo perguntas e comentários sobre a importância dos cuidados que todos devemos ter com os animais.

Membros

Segundo a lei n.º 3.182, de 7 de junho de 2021, oito membros compõem o Codepa, com mandato de dois anos, permitida a recondução. Integram o conselho um representante do Departamento de Vigilância em Saúde, um da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e um de Associação que tenha representatividade junto as clínicas veterinárias.

Também têm vaga no conselho um representante do Ministério Público, um da Defensoria Pública e um de uma das universidades com sede no Município de Lucas do Rio Verde.

Integram o conselho representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Lucas do Rio Verde-MT, das entidades associativas locais que tenham por objetivo a proteção dos animais, da Ordem dos Advogados da Brasil – subseção Lucas do Rio Verde, além da sociedade civil organizada que atua na defesa e proteção dos animais.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022