Lucas do Rio Verde: Em evento escolar, defensores falam sobre direitos e proteção de animais

Evento foi promovido pela Escola Estadual Márcio Shabatt de Souza com o Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Codepa)

Fonte: CenárioMT com informações Assessoria

capa 1
Foto: Divulgação

A Escola Estadual Márcio Shabatt de Souza, em Lucas do Rio Verde, realizou um evento onde educação em direitos dos animais. O evento foi em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Codepa) e aconteceu nos dias 24 e 25 do mês passado.

Os defensores públicos Guilherme Rigon, que atualmente preside o Codepa, e o defensor Nicolás Sierra, falaram com alunos sobre educação em direitos. O evento contou ainda com a palestra de um médico veterinário sobre a proteção dos animais e os cuidados com as zoonoses.

“Teve a introdução sobre o que é a Defensoria Pública e o que é um conselho. Explicamos que o conselho prevê que dentro dele deve ter um integrante da DPMT”, afirmou Rigon.

O Codepa é presidido atualmente por Rigon. O defensor é vice-presidente do órgão, mas ocupa o cargo interinamente. O conselho tem como objetivos incentivar a guarda responsável dos animais, conforme a legislação vigente. Além disso busca acompanhar, discutir, sugerir, propor as ações ao poder público e o fiel cumprimento da legislação de proteção animal.

Foram dois dias de palestras e atividades sobre educação em direitos, defesa e proteção dos animais, e zoonoses – doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas. Na quinta-feira, a exposição foi feita aos estudantes do ensino fundamental e, na sexta-feira, aos alunos do ensino médio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O médico veterinário Rogério Paulo Tovo, que também é membro do Codepa, ministrou uma palestra sobre a proteção aos bichos. As crianças e adolescentes foram estimulados a interagir, fazendo perguntas e comentários sobre a importância dos cuidados que todos devemos ter com os animais.

Membros

Segundo a lei n.º 3.182, de 7 de junho de 2021, oito membros compõem o Codepa, com mandato de dois anos, permitida a recondução. Integram o conselho um representante do Departamento de Vigilância em Saúde, um da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e um de Associação que tenha representatividade junto as clínicas veterinárias.

Também têm vaga no conselho um representante do Ministério Público, um da Defensoria Pública e um de uma das universidades com sede no Município de Lucas do Rio Verde.

Integram o conselho representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Lucas do Rio Verde-MT, das entidades associativas locais que tenham por objetivo a proteção dos animais, da Ordem dos Advogados da Brasil – subseção Lucas do Rio Verde, além da sociedade civil organizada que atua na defesa e proteção dos animais.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.