18 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 25 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde é referência em imunização e recebe prêmio do...

Lucas do Rio Verde é referência em imunização e recebe prêmio do Governo do Estado

A premiação fez parte do Programa Imuniza Mais MT e destinou R$ 200 mil ao município
Redação CenárioMT com Assessoria

O município de Lucas do Rio Verde é referência em imunização no estado de Mato Grosso, ocupando o segundo lugar na lista dos municípios com população superior a 60 mil habitantes que obtiveram a melhor performance na campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza até 31 de setembro deste ano.

A premiação ocorreu nesta quinta-feira (18), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Lucas do Rio Verde foi representado pela titular da pasta de Saúde, a médica Fernanda Heldt Ventura, e pela coordenadora da Vigilância em Saúde do município, a enfermeira Cláudia Engelmann.

O município alcançou mais de 91,33% de cobertura contra a Covid-19 e 93,29% contra a gripe H1N1. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa premiação é um estímulo à manutenção do serviço, à ampliação do acesso à vacinação e o reconhecimento de toda a gestão. Um reflexo de todo o trabalho desenvolvido em conjunto”, declarou a secretária Fernanda Heldt Ventura.

De acordo com os critérios estabelecidos pelo programa, receberiam um ponto os municípios que tivessem entre 80% e 85% da população imunizada contra o vírus influenza, três pontos os que conseguissem vacinar de 85% a 90% e cinco pontos aqueles com 90% a 95% dos habitantes vacinados.

Também foram adotadas regras para a pontuação sobre a vacinação de Covid-19 levando em consideração primeira e segunda doses contra o coronavírus distribuídas até 21 de setembro pelo Ministério da Saúde e aplicadas até o último dia do mês. O cálculo, feito a partir da quantidade de imunizantes recebidos pela população em relação às unidades ofertadas ao município, atribuiu dois pontos para os que conseguissem vacinar entre 90% e 95% do público e cinco pontos para aqueles que abarcaram de 95% a 100% dos munícipes que tinham o perfil adequado para receberem a medicação.

Com isso, Lucas do Rio Verde foi premiado com R$ 200 mil. A transferência do incentivo financeiro será realizada em parcela única e o recurso será utilizado para viabilizar as ações e serviços voltados à vacinação local. O incentivo fez parte do programa Imuniza Mais MT, lançado em julho deste ano pelo Governo do Estado de Mato Grosso com o intuito de incentivar e aumentar o número de pessoas vacinadas no estado, cumprindo, assim, a meta do Ministério da Saúde.

“Foi uma sensação muito boa pelo reconhecimento de um excelente trabalho que a equipe de imunização oferece à cidade, principalmente neste ano em que foi exigido mais dos profissionais da área. O trabalho foi intenso, devido à vacinação da Covid-19. Estou muito feliz”, comemorou a coordenadora Cláudia Engelmann.

O município de Lucas do Rio Verde está avançando cada vez mais na campanha de vacinação, buscando sensibilizar a população sobre manter o cartão de vacina atualizado, não somente em relação a Covid-19, mas também aos demais imunizantes que são necessários para evitar a volta de doenças que já foram erradicadas por meio da vacinação.

Governador vai dar continuidade à premiação para municípios que melhor vacinarem

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Novo reservatório de água deve atender mais de 12 mil moradores
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Quarto sorteio de lotes e quadras do Vida Nova II será realizado nesta quarta-feira (25)
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde começa a implantar o Programa 5S
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura presta contas do 1º quadrimestre de 2022 na próxima semana
maio 24, 2022