27.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para...

Lucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para 41º no ranking estadual em vacinação contra Covid-19

O município, que antes ocupava a 94ª posição, ascendeu graças ao planejamento e gestão local da aplicação das vacinas
Por CENÁRIO MT/Assessoria

Lucas do Rio Verde subiu 53 posições no ranking estadual da vacinação contra a Covid-19 emitido no Painel de Distribuição da Vacina, pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). O Painel é divulgado uma vez na semana e atualiza os dados de vacinação e Covid-19 relacionados.

A nível regional, dentro do grupo de 14 municípios, chamado Teles Pires, Lucas do Rio Verde se encontra em segundo lugar na aplicação de 1ª e 2ª doses, com 77% de aplicação das doses, seguindo Ipiranga do Norte, que aplicou 78% das doses recebidas.

A diferença da totalidade de doses recebidas e porcentagem de doses já aplicadas se justifica no estoque e reserva para segundas doses de munícipes luverdenses.

“A garantia da vacina em 1ª e 2ª dose tem sido prioridade na nossa gestão da vacinação contra a Covid-19. Não adianta vacinar muita gente de uma vez, de forma desmedida, se você não consegue garantir que essas mesmas pessoas serão devidamente imunizadas com a 2ª dose. Aqui só trabalhamos com a certeza e hoje colhemos os frutos do esforço coletivo e correta aplicação do Plano Nacional de Imunização”, afirma dra Fernanda Heldt Ventura, secretária Municipal de Saúde.

De acordo com o Painel de Vacinas divulgado pelo Estado no último dia 11 de maio, Lucas do Rio Verde recebeu 9.489 doses e aplicou um total de 7.301. Até o fechamento da matéria, nesta sexta-feira (14), o Vacinômetro, que contém dados locais no site exclusivo da Covid-19 em Lucas do Rio Verde, constam 9.513 doses recebidas e 8.132 doses aplicadas. A divergência entre os números do Painel da Vacina (estadual) e o Vacinômetro (dados locais) se dá por meio do descompasso entre a realidade local da aplicação da vacina e cadastro das aplicações para a atualização do sistema estadual de registros oficiais. No entanto, ainda que de forma não simultânea, o Governo do Estado contabiliza todos os lançamentos municipais.

Lucas do Rio Verde encerrou nesta semana a vacinação em idosos acima de 60 anos e abriu o pré-cadastro para pessoas com comorbidades. No momento, os cadastros seguem em fase de análise e agendamento. Aos demais, o município aguarda o recebimento de novas doses para dar sequência e ampliar o número de faixa-etárias contempladas. As informações sobre requisitos e como se cadastrar, você acessa neste link.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça que a aquisição e envio de vacinas contra a Covid-19 é de responsabilidade do Governo Federal. O recebimento, separação e distribuição das doses é de incumbência do Governo do Estado. Cabe então, a cada município, fazer a administração, estoque e aplicação das doses, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização e Imunização.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021