22.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 17 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde começa a vacinar pessoas com comorbidades contra a...

Lucas do Rio Verde começa a vacinar pessoas com comorbidades contra a covid-19

Somente no primeiro dia, 44 pessoas receberam a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus
Por Da Redação com informações Ascom

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde começou a vacinar, contra a covid-19, pessoas clinicamente comprovadas com comorbidades. Apenas no primeiro dia de vacinação, 44 pessoas receberam a primeira dose do imunizante em unidades de saúde do município. Todas elas fizeram pré-cadastramento para conseguirem a vacinação.

A nova fase da vacinação contra a covid-19 inclui o grupo de risco com comorbidades, pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos) e pessoas com síndrome de down (acima de 18 anos). Também serão vacinados pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos).

Portadora de síndrome de down, Caroline Hanchuk, 24, foi levada pela mãe, Silmara, para tomar a vacina. A mãe classificou o momento como muito importante para a família, e principalmente para a filha. “Ela não estava indo à escola, que é uma coisa tão especial para ela, esperando a vacina. É a primeira dose, mas já é uma alegria muito grande”, disse a mãe.

Outra vacinada nesta terça-feira, a operadora de caixa Sara Aline Costa Gomes faz hemodiálise três vezes na semana. “Tenho que ir ao hospital, então mesmo assim vou manter os cuidados básicos. Mas estou muito feliz porque a vacina vem para nos ajudar e é um sentimento gratificante”, explica.

O empresário Elder Biazus ressalta que a conscientização sobre a vacina e sobre a realidade atual é a melhor forma de lidar com a situação. “Esse momento é importante para melhorarmos a nível municipal, estadual, Brasil e mundo. Essa é nossa única solução. Que a gente possa amenizar tudo isso e que as pessoas se conscientizem e tomem a vacina assim que tiverem a oportunidade”, afirma.

Cadastro

Todas as pessoas que se encaixam no grupo de pessoas com comorbidade devem se cadastrar no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Maura de Fátima Costa, servidora municipal, contou com apoio da filha que incentivou a fazer o cadastro on-line. “Minha filha me ajudou e foi bem rápido. No site foi fácil com os documentos e em menos de uma semana eu já tive uma resposta positiva”, explica Maura.

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou os profissionais da saúde para a nova forma de vacinação, que segue por meio de pré-cadastro no site da Prefeitura, triagem e avaliação de documentos por equipe técnica e agendamento posterior. “Todo o fluxo do pré-cadastro é feito on-line. Está bem visível e de fácil acesso no site. Para os pacientes que sentirem mais dificuldade, nós preparamos os profissionais das Unidades de Saúde Básica para auxiliar no processo. Nosso objetivo é atender toda a população da melhor forma, garantindo o acesso do serviço a todos do grupo de risco contemplado no momento”, ressalta Karina Xavier, secretária adjunta de Saúde.

É importante destacar que a imunização é feita por agendamento. Ao receber o contato da Vigilância em Saúde, compareça no PSF indicado pela equipe. “A partir do momento em que você assume o compromisso de ir se vacinar e não comparece, está tomando o espaço de outra pessoa que também precisaria dessa imunização. A convocação dos pacientes é desenvolvida a partir da ordem de confirmação do cadastro”, explica a secretária.

Restrições

Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos) estão no grupo prioritário, mas não devem ser imunizadas com a vacina da marca Astrazeneca, de acordo com restrições técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a única recebida do Governo do Estado. Até o momento não há previsão do recebimento de outro tipo de vacina.

Além disso, a vacinação segue contemplando idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança.

Em caso de dúvidas, as pessoas podem contatar a Vigilância em Saúde pelo telefone (65) 3548-2502.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Empresário visita Lucas do Rio Verde com objetivo de implantar indústria têxtil
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega toucas para alunos de hidroginástica
junho 16, 2021