33.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento...

Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno

Mês que faz alusão à amamentação será dedicado para ações de celebração e conscientização
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Agosto Dourado” é simbolicamente conhecido como o mês que faz alusão à importância do aleitamento materno. No Brasil e no mundo, a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é sobre a amamentação exclusiva, para que o leite materno seja o único alimento do bebê com até seis meses de idade, mesmo em regiões muito quentes.

O nome foi escolhido porque a OMS considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês, já que nenhuma fórmula ou outro alimento consegue substituir as propriedades nutricionais e imunológicas do alimento.

O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida, não havendo necessidade de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, pode ser iniciada a alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Ainda no contexto da OMS, visando o reforço da importância do aleitamento materno, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) promove então, dentro do “Agosto Dourado”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que faz parte de ações mundiais de conscientização sobre o tema.

Em Lucas do Rio Verde, durante o mês de agosto, as unidades básicas de saúde realizarão ações específicas para gestantes e lactantes com intuito de celebrar e conscientizar sobre a importância da amamentação e do leite materno para a criança. Serão salas de esperas, grupos para troca de experiências, palestras com psicólogo, nutricionista, pediatra, profissionais de enfermagem, entre outros.

Se você possui dúvidas e busca ajuda profissional para dar sequência na amamentação, procure o PSF do seu bairro e informe-se sobre a programação local mais próxima da sua residência.

Agosto Dourado: Todos juntos pela primeira infância.
Amamentação. Para você, é leite. Para o seu bebê, é vida.

SEMANA DO BEBÊ


Outro destaque também na primeira semana de agosto é a Semana do Bebê. Esta semana é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dedicada a promover os cuidados e garantir o desenvolvimento integral e saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Em 2021, com o tema “Por um olhar para a inclusão de crianças: garantindo os direitos das crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras”, algumas secretarias municipais realizarão atividades relacionadas aos cuidados e bem-estar social na primeira infância.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Trecho da Fico até Lucas do Rio Verde tem pedido de operacionalização feito junto ao Governo Federal
setembro 24, 2021
GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer divulga circuito da Corrida Setembro Amarelo
setembro 23, 2021